Como imprimir uma casa em 3D

Setor projeta retomada no Ceará e busca novidades no mercado para economizar no canteiro de obras.

O segundo semestre de 2018 deve representar a volta plena da atividade econômica para o setor da construção civil no Ceará, segundo prevê André Montenegro, presidente do sindicato que representa as construtoras, o Sinduscon-CE. De acordo com ele, o cenário aponta para um primeiro semestre de volta às vendas, com a liberação das unidades em estoque, e, na segunda metade do ano, deverão ser retomados os lançamentos e também as contratações no setor.

“O ano que vem está prometendo muito principalmente pela retomada de crescimento, embora muito lento. Os juros indo para 7% fazem com que o mercado retome o ritmo de qualquer forma, pois quando tem um juro baixo, as pessoas querem investir por opção”, declarou Montenegro, mencionando como consequência direta desta dinâmica a geração de empregos. Atualmente, o empresário disse observar a volta dos clientes aos stands de vendas, fazendo pesquisas de preços e de locais para adquirir uma unidade nova.

Técnicas construtivas

Para debater o futuro do setor da construção civil e, especialmente, a modernização dos agentes que o compõem, o Sinduscon-CE vai promover nesta terça-feira (7) e quarta-feira (8), no La Maison Dunas, o InovaConstruir 2017. O evento o maior do Nordeste e nesta segunda edição “vai apresentar inovações, através de cases nacionais e internacionais de sucesso, aplicadas atualmente no setor”.

Na programação, estão incluídos os cases: “ArcelorMittal – A tecnologia de vigas superjumbo em arranha céus”; “Loox VR – Realidade virtual em empreendimentos imobiliários”; “Benedito Abbud – Inovação nos projetos de paisagismo”; “Órion Business e Health Complex – o 1º e mais alto complexo integrado de negócios e saúde no Brasil”; “Shopping Morumbi Town, vencedor do Prêmio Obra do Ano em Pré-fabricados de Concreto Abcic”, entre outros.

“A feira é um evento que vem destacar um espaço no mercado, de inovação, com aproximadamente200 palestrantes. O setor está se modernizando e estamos trazendo ao Nordeste exemplos de todo o Brasil, com os grandes players e também os maiores cases”, ressalta Montenegro sobre a programação.

Impressora 3D

Visando a economia no canteiro de obras, a Inovaconstruir 2017 trará para a palestra master o tema o uso da impressão 3D para a construção, com exemplo de uma casa. “Essa tecnologia pode eliminar o desperdício de materiais nos canteiros de obra e diminuir o tempo da construção, pois as impressoras são instaladas no lugar da obra. Além disso, o custo chega a ser dez vezes menor”, diz o Sinduscon-CE. O responsável por apresentar o case é a empresa chinesa WinSun, reconhecida no mercado da construção de casas com peças impressas em 3D. “A companhia acumula feitos como: a produção de 10 casas de 200m² em 24 horas; uma mansão de 1.100m² com uma impressora de 7m de altura; e o primeiro escritório do mundo com 610m², construído apenas com impressão em 3D, em Dubai”, destaca.

Mais informações:

Inovaconstruir 2017

7 e 8 de novembro

La Maison Dunas (Av. Engenheiro Luiz Vieira, 555 – Papicu)

Programação e Inscrições: inovaconstruirexperience.Com.Br