O que levar em conta ao escolher o imóvel certo

O que levar em consideração antes de fechar o negócio do imóvel próprio? Essa é uma tarefa complicada e vários fatores devem ser analisados antes de assinar o contrato.

Devem ser sempre colocados na balança os prós e os contras da relação.

Primeiramente, partindo do pressuposto de um imóvel em construção ou já construído, o comprador deve atentar para a real necessidade da família, como destaca o diretor executivo do escritório de representação da Associação dos Mutuários da Habitação (ABMH) em Pernambuco, Felipe Borba Britto Passos. “Se é preciso um imóvel imediatamente, melhor optar por um já construído. Caso haja possibilidade de aguardar, o imóvel a ser construído ou em construção é uma boa alternativa”, diz. Ultrapassado o fator tempo, o comprador deve pensar na necessidade, em termos estruturais e de localização. “A necessidade estrutural diz respeito ao tamanho da unidade, quantidade de quartos, área externa, considerando salão de festas, lazer, playground, portaria, elevador.

Localização considera a vida que o comprador leva. “Possui interesse em morar perto de familiares, do emprego, dos locais que costuma frequentar nos momentos de lazer, ou não se importa com a distância”, pontua. Esses fatores influenciam em muito no preço que se paga e nas despesas mensais com a unidade. Quanto mais próximo se localiza o empreendimento dos grandes centros, mais se paga pela unidade e se gasta com taxas mensais.