Do que eu preciso para montar minha própria construtora?
No atual momento econômico, muitos dos engenheiros recém-formados acabam ficando sem emprego e a única alternativa é partir para o próprio empreendimento. Mas não é não simples assim. Calma! Existem grandes detalhes que você precisa saber antes de se jogar de cabeça!
A gente sabe que, às vezes, a ansiedade bate na porta e a vontade de ter um próprio negócio e ser um empreendedor é grande, porém existem muitas responsabilidades pela frente. Você vai ter que ter muita determinação, senso de liderança, capacidade e paciência para saber investir no momento certo e ter coragem para assumir os riscos. É importante ter uma experiência profissional no setor que irá investir.
Abrindo o leque, o ramo da construção civil pode se dedicar às seguintes áreas: obras residenciais – a mais ampla e com mais caminhos a escolher; obras comerciais – como hotéis, shoppings, prédio de escritórios, consultórios; e obras públicas – que podem proporcionar boas parcerias com o governo.
Entenda melhor o mercado
Antes de investir dinheiro, entenda muito bem o mercado, pesquise sobre seus concorrentes mais próximos, veja como eles trabalham, quais os pontos positivos e negativos, para assim saber o que você pode implantar de inovador, que vai fazer os clientes escolherem você ao invés da empresa que está há mais tempo no mercado e “teoricamente” tem mais confiança dos demais.
Você tem que saber que não vai ser fácil na questão financeira e terá que investir um alto dinheiro para abrir esse negócio. É importante fazer um planejamento empresarial e operacional – e lembre-se de sempre procurar fazer cursos que te possibilitarão aprimorar seus conhecimentos e assim melhorar sua empresa.
Depois disso, você terá que escolher qual mercado quer trabalhar. Pode-se atender, por exemplo, a parcela da população que tem um poder aquisitivo menor, construindo-se obras populares, principalmente casas; ou explorar um público de alta renda (renda familiar superior a 20 salários), mais exigente, para o qual se deverá oferecer um padrão melhor de qualidade e fino acabamento.
Pesquise quais são os locais que possuem potencial para novas construções e o perfil do consumidor que se interessaria por esse local. Assim, crie um produto que seja desenhado especialmente para seu público alvo. Ou seja, tenha um foco de trabalho, direcione o mercado a ser atingido, criando então formas específicas de produção e administração, personalizando as entregas e oferecendo um serviço mais atraente para o cliente.
Como fazer pra minha construtora ter um ótimo processo produtivo
No ramo da construção, é essencial saber que o produto oferecido é único e não seriado. Dessa forma, cada construção é feita de maneira exclusiva. Além disso, as responsabilidades são distribuídas, ou seja, há diversos agentes envolvidos. Um trabalho mal realizado por qualquer um desses agentes pode comprometer, e muito, o produto final, tanto na qualidade, quanto no prazo de entrega.
Por isso, escolha com cuidado cada pessoa envolvida em seu negócio. Realize um orçamento e mantenha-se atento, procurando sempre o custo/benefício mais baixo (mas sem comprometer a qualidade).
Entre os envolvidos, está a empresa responsável pelos estudos iniciais (demografia, topografia, sondagens), que faz o projeto urbanístico, de arquitetura e que faz os cálculos estruturais. Há os fornecedores de equipamento, ferramentas, instalações, materiais de construção e outras mercadorias; e, ainda, os agentes envolvidos na etapa de execução das obras.
Diferencie-se: atenção à sua mão de obra ao montar uma construtora
Tenha especial atenção com a contratação de sua equipe. Normalmente, a mão de obra utilizada é pouco qualificada, trabalha de modo intensivo, sendo que o emprego dessas pessoas tem caráter casual, ou seja, não é fixo, e, portanto, suas possibilidades de promoção são escassas, o que pode gerar baixa motivação.
Para evitar esse tipo de problema, é necessário definir com cuidado o perfil e a qualificação dessa equipe. E isso não significa gastar muito, mas sim acompanhar de perto o trabalho deles e não ter receio em trocar de equipe, caso haja algum problema.
Ter uma equipe qualificada ao montar uma construtora é fundamental para garantir a qualidade dos trabalhos e a satisfação dos clientes!
Orçamento dos produtos
Todos os detalhes desse processo de produção deverão ser levados em conta na hora de escrever o orçamento de cada construção. E lembre-se que a entrada de dinheiro ocorre de duas maneiras.
O imóvel pode ser colocado à venda mesmo antes de terminar a construção, contudo com o detalhe de que ele terá preço inferior do que se estivesse pronto, isto pelo fato de haver um risco para o comprador. No caso de ser uma construtora desconhecida, o preço será ainda menor e as dificuldades maiores. Ou o imóvel pode ser alugado depois de construído.
Como funciona a lei e o CREA
Também é importante conhecer a legislação que envolve esse tipo de negócio. Logo na abertura da construtora, por exemplo, é necessário ter no mínimo um profissional engenheiro com registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia).
É nesse local, inclusive, que você deverá se dirigir para registrar sua empresa antes de elaborar um contrato social com um contador. O contrato deve atender às determinações da Lei Federal nº 5194, de 1966, que regulamenta o exercício profissional. Outra exigência é a de que na empresa haja responsáveis técnicos por todas as modalidades de engenharia e que se especifiquem os serviços que serão prestados.
Sempre em busca de clientes para a construtora
Por último, preocupe-se sempre em buscar novos clientes. A melhor forma de divulgar a pequena construtora é por meio de parcerias com as imobiliárias da sua cidade. Pode-se realizar, por exemplo, um trabalho de marketing promocional. E, claro, sempre procurando fazer o cliente sentir-se exclusivo, mantendo uma relação pessoal com cada um deles.
Uma dica de serviço que pode atrair novos consumidores é um portfólio, com fotos e indicações, para dar confiança e mostrar o potencial da sua empresa.
Outra forma que costuma ser muito boa e simples para aumentar a gama de clientes é o e-mail marketing (ou a famosa mala direta).
E um bom diferencial é a responsabilidade social que sua empresa possui: algo, inclusive, cada vez mais procurado pelo mercado atual. No caso da construção, pode-se trabalhar com o lixo que se produz com cada construção. Segundo o SEBRAE (Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário), o total de desperdício de material na construção de um edifício é de 30%.
Que tal ser uma empresa que se preocupa com o meio ambiente e que, reutilizando e reciclando material, ainda consegue economizar nos gastos?