COMO A CURVA ABC PODE AJUDAR A CRIAR ORÇAMENTOS MAIS PRECISOS

A curva ABC é uma ferramenta poderosa de gerenciamento, e pode ser uma ótima aliada na hora de planejar e orçar uma obra. A sua principal finalidade é classificar todos os itens que compõe o orçamento de uma obra de acordo com o seu grau de importância e valor.

Nesse sentido, entender a Curva ABC é fundamental para que você possa confeccionar orçamentos de obra cada vez mais precisos, e claro, diminuir os custos de execução dos seus projetos.

A seguir você confere tudo o que você precisa saber sobre essa ferramenta de gestão, incluindo o passo a passo de como calcular a sua Curva ABC. Boa leitura!

CURVA ABC: O QUE É?

A curva ABC, comumente conhecida como 80-20, é baseada em um princípio econômico chamado Princípio de Pareto, que afirma que para grande maioria dos eventos, 80% dos efeitos são resultado de 20% das causas.

Isso quer dizer que 20% dos itens que compõem o seu orçamento de obra correspondem a 80% do valor do total do mesmo. Esses são os itens CLASSE A, que possuem um valor de demanda ou consumo alto, e que precisam de cuidado e apuração maior. Ou seja, é preciso muita atenção para não errar ou esquecer nenhum desses itens, pois possuem um alto impacto sobre os custos do projeto.

Já os itens CLASSE B são aqueles que possuem um valor de demanda ou consumo intermediário, representando 30% dos itens totais, o que corresponde a 15% do valor total do seu orçamento.

Por fim, os 50% dos itens restantes são de CLASSE C, e possuem um valor de demanda ou consumo baixo. Nesse sentido, os itens aqui classificados correspondem a 5% do valor total do orçamento.

Lembre-se: Essa análise deve refletir a dificuldade de controle de um item ou o seu impacto sobre os custos e rentabilidade da empresa. Justamente por isso, quando aplicamos a Curva ABC na gestão de uma empresa, fica mais fácil entender quais atividades merecem maior atenção e cuidado.

BENEFÍCIOS DA CURVA ABC

É muito comum entre as empresas da construção civil encontrar dificuldades com o controle de gastos, rendimentos e gestão de custos. Por isso, contar com a Curva ABC pode trazer grandes benefícios para o seu negócio, como:

  • Identificação dos insumos mais utilizados: a Curva ABC permite ordenar os materiais de acordo com a sua importância dentro do orçamento do projeto. Ou seja, dos itens que possuem maior custo para os itens com menor custo. Sendo assim, é possível identificar quais itens ocupam mais espaço no orçamento.
  • Redução de custos de maneira eficiente: Ao identificar quais os produtos e serviços que possuem maior peso no seu orçamento é possível priorizar quais deles merecem maior esforço na negociação de preços.
  • Avaliação de impactos: Por meio da Curva ABC é possível identificar os impactos que uma possível variação de preço terá no seu orçamento. Lembre-se de mensurar essas variações, e o impacto que elas terão no seu orçamento. Essa informação pode ser útil tanto numa negociação quanto na tomada de decisão.

PASSO A PASSO PARA FAZER O CÁLCULO

Agora que você já entendeu para que serve a Curva ABC e quais os benefícios que ela pode trazer para a sua gestão de obras, é hora de aprender como fazer o cálculo necessário para classificar cada um dos itens do seu orçamento.

Nessa etapa do processo, você já deve ter a sua lista de materiais e insumos completa, e em ordem decrescente (ou seja, do item de maior valor para o item de menor valor).

O próximo passo é somar as primeiras linhas da tabela até que, juntas, elas alcancem o valor de 80% dos custos totais. Seguindo a regra 80-20, é esperado que esse montante represente cerca de 20% do total dos insumos e materiais que compõem o seu orçamento. Esses são os itens de CLASSE A.

Seguindo a mesma lógica, você deve somar as próximas linhas até obter 15% dos custos totais. São esses os itens de CLASSE B, e devem representar aproximadamente 30% dos materiais e insumos.

Por fim, para que seja possível determinar os itens de CLASSE C, você deve somar as últimas linhas da sua lista. Se tudo der certo, essas linhas corresponderão aos 5% dos custos restantes, e a 50% dos materiais ou insumos listados.

MONTE SUA PLANILHA

Agora que você já aprendeu como fazer o cálculo da sua Curva ABC, é importante saber organizar essas informações para tê-las sempre em mãos. Para tanto, você pode contar com algumas ferramentas, como o uso de uma planilha de excel simplificada para controle dos custos.

Outra opção é investir em um software de gestão de obras, assim você pode contar com mecanismos mais sofisticados para realizar o controle dos custos da sua obra e também a sua Curva ABC de forma mais eficiente.

Fonte: blog.vejaobra