Iveco vai produzir caminhão elétrico Nikola Tre na Alemanha

Modelo com versões a bateria e a célula de combustível será montado na fábrica de Ulm

A Iveco anuncia que a produção do caminhão elétrico Nikola Tre será feita em sua fábrica localizada em Ulm, na Alemanha, por meio da joint venture firmada entre as duas empresas em setembro do ano passado.

Na ocasião do anúncio da parceria, foi apresentado o caminhão Nikola Tre equipado com bateria (BEV) indicado para serviços pesados, a primeira etapa rumo ao modelo elétrico com célula de combustível (FCEV).

Para produzi-lo, a fábrica de Ulm receberá investimentos iniciais de € 40 milhões pela joint venture para aprimorar as instalações, que vão se concentrar na montagem final do veículo: o estoque de módulos será fornecido pelas fábricas da Iveco em Valladolid e Madri, ambas na Espanha. O início da produção do modelo à bateria está previsto para o primeiro trimestre de 2021, com entregas ao mercado no mesmo ano.

Os primeiros modelos a entrarem em produção serão os caminhões articulados elétricos a bateria 4×2 e 6×2, com baterias modulares e escalonáveis de capacidade para até 720 kWh e sistema de transmissão elétrico que fornece até 480 kW de energia contínua.

Já a versão elétrica com célula de combustível será montada na mesma plataforma do modelo a bateria e passará por testes ao longo de 2021. O lançamento é previsto para o mercado em 2023.

EXPERTISE E TECNOLOGIA PARA CAMINHÃO ELÉTRICO

 

A fábrica alemã de Ulm concentra o núcleo da engenharia de chassi da Iveco e está estrategicamente posicionada no centro da região de Baden-Württemberg, que é forte na indústria automotiva e apresenta claros esforços para se tornar um polo da mobilidade com célula de combustível. A região vem dedicando investimentos substanciais para financiar projetos de P&D na área, significando que a unidade vai se beneficiar da proximidade com os principais fornecedores.

Recentemente, o governo alemão lançou a versão preliminar do programa Estratégia Nacional para o Hidrogênio e para o qual o país planeja reservar um total de € 2 bilhões para financiar programas de inovações de hidrogênio, o que inclui o desenvolvimento da infraestrutura de distribuição do gás como combustível.

“Nossa joint venture europeia com a Nikola, e o anúncio de hoje, são provas de que os transportes de longa distância com emissão zero estão se tornando uma realidade e resultando em benefícios ambientais tangíveis para os transportadores de longa distância e para os cidadãos da Europa”, aponta o CEO da CNH Industrial, Hubertus Mühlhäuser.

“A decisão de produzir o Tre em grande volume na cidade de Ulm é um bom exemplo de como criar empregos, promover inovação, dar segurança a novos fornecedores de peças com emissão zero e servir de exemplo para outros fabricantes de equipamentos originais. O mundo está pronto para o transporte de cargas sem emissões e essa joint venture entre a Nikola e a Iveco será a primeira a oferecer isso”, comenta Trevor Milton, CEO da Nikola Motor Company.

O caminhão elétrico Nikola Tre está atualmente em fase de desenvolvimento e é baseado na nova plataforma da Iveco S-Way, que integra a tecnologia de caminhões com os controles e o infotainment da Nikola. Os testes do modelo estão previstos para começarem ainda neste ano, com a exibição dos protótipos em setembro durante o IAA 2020, maior salão internacional de veículos comerciais do mundo, realizado em Hannover, Alemanha.

Fonte: automotivebusiness