Financiamentos imobiliários pela CDHU terão taxa de juros zero
Novas regras já estão em vigor e são válidas para a compra de moradias por famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos
A Secretaria da Habitação do Estado de São Paulo zerou a taxa de juros para novos contratos de financiamentos habitacionais da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). A taxa anterior era de 7% ao ano.
As novas regras já estão em vigor e são válidas para a compra de moradias por famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos que estejam devidamente inscritas, selecionadas e enquadradas às diretrizes da política habitacional estadual.
Também foi fixado em 20% o limite de comprometimento da renda familiar durante o contrato de financiamento. O intuito é permitir que as famílias planejem de maneira mais segura o pagamento das parcelas a serem cobradas, o que auxiliará na redução do nível de inadimplência.
Nos contratos atuais, o comprometimento varia de 15% a 30% da renda familiar, entretanto durante a vigência do contrato, este percentual pode ter acréscimos reais devido à redução gradual dos subsídios concedidos pela CDHU.
Além das mudanças nas taxas de juros, a Secretaria de Habitação anunciou a substituição do índice utilizado para atualização do saldo devedor. A CDHU passará a utilizar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), como indexador no financiamento imobiliário. Anteriormente, os valores eram atualizados conforme o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da Fipe.
Fonte: aecweb