10 projetos que ousaram com revestimentos hexagonais
Pastilhas sextavadas, piso colmeia, acabamento retrô: chame como quiser a solução mais charmosa dos últimos tempos
Das peças pequenininhas, com 2 cm, até as placas grandonas, com 80 cm, todo mundo se encanta pelos revestimentos hexagonais. Com os seis lados simétricos ou não, o formato dos materiais foge do convencional e chama a atenção de arquitetos e designers que acompanham as tendências. Selecionamos projetos para despertar o seu olhar para a trend retrô que vai conquistar você.
Vocação minimalista
Diante da serralheria preta bem moderninha e do piso de granilite, sobra pouca atenção para o que vai na parede, certo? Errado. A versão branca de azulejo hexagonal eleita neste projeto do escritório australiano Arent & Pyke só passa batido diante dos mais desatentos.
Do piso ao teto
Vem da Suécia essa sala de banho verde da Casa Fagerstrom. Assinada pelo escritório Claesson Koivisto Rune, ela é quase um statement sobre o uso de ladrilhos hexagonais, que aqui preenchem piso, paredes e teto. O revestimento é da Marrakech Design.
Capricho nos detalhes
O espaço não é gigante, mas cabe um mundo de delicadezas neste projeto da arquiteta Duda Senna. O armário de madeira dá uma aquecidinha no banheiro, que leva o minimalismo a sério, mas não muito. Basta ver que toalheiros e metais caminham para o dourado, em contraste com a base absolutamente neutra de branco, preto e piso hexagonal cinza. Neste último, pare um pouco para observar que até o ralo foi coberto com peças no formato diferentão, mas cheio de graça.
Material nobre
Material nobre
Que o luxo casual que marca o trabalho da arquiteta Elizabeth Roberts já avançou para muito além do Brooklyn, região de Nova York, ninguém duvida. Para descobrir o motivo, basta voltar os olhos para este banheiro, que cobriu o piso com pastilhas hexagonais recortadas no mármore. A paleta elegante de cinzas moderniza o espaço, que tem azulejos de metrô lado a lado com a banheira vitoriana.
Clima retrô
Pia dupla, espelhos pequenos e revestimento de meia parede são alguns dos muitos detalhes charmosos que o escritório norte-americano Pavonetti Architecture reuniu neste banheiro vintage. Na parede, pastilhas de cerâmica hexagonais sobem até meia altura e são arrematadas pelas cantoneiras brancas.
Luxo vertical
Neste banheiro assinado pela norte-americana Craven Haven, a cor verde chama a atenção, mas o revestimento hexagonal da Overstock é que traz a pitada elegante. Detalhes dourados – na moldura do espelho e nos puxadores do armário fazem contraste com as torneiras e acessórios pretos.
À moda antiga
O apê alugado pelo arquiteto Pedro Haruf e sua mulher, a também arquiteta Daniela, ganhou contornos pop com as soluções que atualizaram o décor sem interferir na estrutura. O banheiro, por exemplo, ganhou teto e paredes pintados de amarelo para combinar com o piso de ladrilho hexagonal que já estava ali.
Contorno inusitado
Nas paredes, o basiquinho azulejo branco 15 x 15 cm passeia livremente emoldurando apenas as áreas mais sujeitas a respingos, como ao redor da banheira e no entorno da bancada com duas pias. Quem assina o espaço é o escritório norte-americano GRT Architects, que viu na madeira e nos ladrilhos coloridos uma maneira de deixar o banheiro marcante.
Grandes formatos
Texturas e mix de geometrias pautam a linha Rocket, que a italiana Decoratori Bassanesi encomendou ao Brandless Studio. Os hexágonos, ora lisos, ora com relevos suaves, vão bem em pisos e paredes e imprimem graça a qualquer ambiente