Case revela o “Projeto Zeus”, a primeira Retroescavadeira totalmente elétrica do mercado
A CASE Construction Equipment apresenta o “Projeto Zeus”, a primeira retroescavadeira totalmente elétrica da indústria de construção, a 580EV. A potência e o desempenho do modelo, equivalentes aos de outras retroescavadeiras a diesel da linha de produtos CASE, proporcionam custos operacionais diários consideravelmente mais baixos, ao mesmo tempo que a 580EV tem emissão zero, um fator motivador para as concessionárias e empreiteiras de serviços públicos, que, em diversas partes do mundo, são incentivadas a trabalhar com equipamentos que operem com combustíveis alternativos e reduzam as emissões.
Os governos municipais também se beneficiarão da eliminação das emissões para trabalhar em ambientes urbanos e perto de outros edifícios/pessoas, bem como do nível reduzido de ruídos gerado pelo novo equipamento.
Duas unidades já foram vendidas para concessionárias de serviços públicos nos Estados Unidos: NYSEG e RG&E, empresas da AVANGRID, e National Grid. A CASE tem a capacidade de produzir unidades adicionais em 2020 antes de aumentar a produção para atender a uma demanda maior nos próximos anos.
“A CASE projetou a primeira retroescavadeira integrada de fábrica em 1957 e está na linha de frente da inovação deste produto desde então”, diz Leandro Lecheta, chefe de equipamentos de construção da CNH Industrial na América do Norte. “A 580EV é um passo significativo no nosso compromisso com a sustentabilidade. Ela também é a evolução dos equipamentos de terraplenagem e uma inovação realmente prática, que proporciona economias reais e vantagens competitivas aos proprietários de retroescavadeiras”, completa Lecheta.
“A retroescavadeira é perfeitamente adequada à eletrificação, tendo em vista os ciclos variados de utilização, que vão de trabalhos pesados a leves, proporcionando uma excelente oportunidade para converter as horas desperdiçadas do motor a diesel em tempo de consumo zero da bateria, possibilitando ao operador uma resposta instantânea do torque quando necessário”, diz Eric Zieser, diretor global da linha de equipamentos compactos da CASE. “Em marcha lenta baixa, um motor diesel tem o torque reduzido e exige tempo para que ele acelere para atender às demandas de carga. Os motores elétricos, por outro lado, têm torque instantâneo e pico de torque disponível a cada velocidade de operação”, conclui Zieser.
A 580EV é a segunda grande máquina de combustível alternativo apresentada pela CASE, que apresentou o “Projeto TETRA”, um conceito em pá carregadeira movida a metano com propulsor da FPT Industrial, na feira Bauma, de 2019. A eletrificação foi realizada em conjunto com a Green Machine, com a Moog, com concessionárias de serviços públicos e com outras empresas empenhadas na conversão de quantidades significativas de suas frotas para retroescavadeiras totalmente elétricas. A CASE também fez uma parceria com a Michelin para equipar a sua inédita máquina com pneus especializados CrossGrip para ainda mais eficiência e capacidade de manobra.
Eletrificação ideal para serviços públicos e ambientes urbanos
A 580EV é alimentada por uma bateria de íons de lítio de 480 V e 90 kWh que pode ser carregada através de qualquer conexão trifásica/de 220 V. Embora suas aplicações variem, cada carga suporta a maioria das jornadas comuns de oito horas de trabalho. A bateria alimenta separadamente os motores hidráulicos e do trem de força, resultando em forças hidráulicas iguais às das máquinas a diesel e em desempenho melhorado durante a operação simultânea da carregadeira e do trem de força.
O futuro dos veículos elétricos
A 580EV é a primeira máquina elétrica da CASE no mercado de equipamentos de construção. A fabricante, em parceria com a FPT Industrial, continua a explorar soluções adicionais em eletrificação, combustíveis alternativos e sistemas de propulsão alternativos em todas as linhas de produtos e indústrias que ajudam a alcançar total sustentabilidade para o setor de construção, sem sacrificar a potência e o desempenho. Estas soluções serão apresentadas e lançadas no mercado de acordo com a demanda da indústria.
“Estamos comprovando a viabilidade da eletrificação para um grande conjunto de equipamentos da linha de equipamentos compactos e leves. Nosso objetivo agora é expandir ainda mais a eletrificação e a propulsão alternativa em outras linhas de produtos e mercados, que também verão os benefícios desses avanços relacionados à sustentabilidade e ao desempenho”, afirma Zieser.