Conheça os tipos de EPIs e saiba quando usá-los!

Entenda a importância de se utilizar os equipamentos de proteção individual, os EPIs.

Embora nem todos saibam, desde os primórdios que temos uma ideia ”inicial” do que seriam os equipamentos de proteção individual. Uma boa situação que pode servir como exemplo seria a ”Era das Cavernas”, onde as pessoas utilizavam a pelagem dos animais para se proteger das adversidades do tempo. Também pode ser exemplificado na ”Era Medieval”, na qual os cavaleiros, durante suas batalhas, utilizavam armaduras para proteção dos golpes adversários.

Com a revolução industrial e demais avanços tecnológicos no mundo, essa ideia foi tomando forma até chegarmos nos dias atuais, onde é notória a existência de uma gama de equipamentos de proteção individual, bem como a sofisticação e tecnologia usada para a fabricação desses materiais, tudo isso a favor de mais segurança para quem venha a utilizá-los.

Como já sabemos, os EPIs têm muita importância e são necessários para fornecer a proteção adequada ao trabalhador, devido a possíveis riscos que possam vir a acontecer dentro do seu ambiente de trabalho.

Sendo assim, nós do Engenharia 360 listamos alguns tipos de equipamentos de proteção individual utilizados conforme cada tipo de proteção:

TIPO DE PROTEÇÃO EQUIPAMENTOS UTILIZAÇÃO
Proteção da Cabeça Capacetes;
Capuz ou Balaclava.
Utilizado contra possíveis impactos de objetos sobre o crânio, choques, agentes térmicos.
Proteção dos Olhos e Face Óculos;
Protetores Faciais;
Máscaras de Solda.
Utilizado para proteger os olhos e face contra impactos de partículas volantes, luminosidade intensa, radiação ultravioleta,
radiação infravermelha e riscos de origem térmica.
Proteção Auditiva Protetores Auditivos. Utilizado para proteger o sistema auditivo contra elevados níveis de pressão sonora.
Proteção Respiratória Respiradores;
Equipamentos autônomos de proteção respiratória.
Utilizado para proteção das vias respiratórias contra poeiras, névoas, fumos, radionuclídeos, gases, vapores, material particulado, atmosferas imediatamente perigosas à vida e a saúde.
Proteção do Tronco Vestimentas. Utilizados para proteção do tronco contra riscos de origem térmica, mecânica, radioativa, agentes químicos,
precipitação pluviométrica, umidade.
Proteção dos Membros Superiores Luvas;
Creme protetor;
Manga;
Braçadeira;
Dedeira.
Utilizados para proteção das mãos, braços, antebraços e dedos contra agentes abrasivos e escoriantes,
cortantes e perfurantes, choques elétricos, agentes térmicos, químicos, biológicos.
Proteção dos Membros Inferiores Calçados;
Meia;
Perneira;
Calça.
Utilizados para proteção dos pés e pernas contra impactos de queda de objetos, contra agentes provenientes de energia
elétrica, agentes térmicos, químicos, abrasivos e escoriantes, cortantes e perfurantes, operações com uso de água, baixas temperaturas, umidade.
Proteção do Corpo Inteiro Macacão;
Vestimenta de Corpo Inteiro.
Utilizado para proteção do tronco, membro superiores e inferiores contra agentes químicos, térmicos, operações com uso de água, umidade, choques elétricos.
Proteção Contra Quedas com Diferença de Nível Cinturão de Segurança com Dispositivo trava-queda;
Cinturão de Segurança com Talabarte.
Utilizados para proteção do usuário contra riscos de queda em trabalhos em altura, operações com movimentação vertical
ou horizontal.

 

Embora sejam coisas ”simples”, o uso desses equipamentos salva vidas e são de extrema importância para garantir a segurança.

Fonte: Engenharia 360