Arquitetura de casa dinamarquesa inspira-se em matrioskas russas
Casa dentro de casa foi construída pelo escritório dinamarquês CEBRA.
Na cidade de Fiorde Vejle, na Dinamarca, o escritório CEBRA foi contratado para projetar uma pequena casa. O que ninguém imaginava era que, com criatividade e técnica, os profissionais da empresa iriam transformar uma simples ideia em um projeto criativo e incomum. A ‘treldehuset’, como foi batizado o projeto, é uma pequena casa construída dentro de uma casa maior. E o mais legal é de onde veio a inspiração arquitetônica: das famosas bonequinhas russas matrioskas.
A dupla casa é unida por um telhado vertical, que pega toda a área do projeto, de ambas as casas. Na fachada da mais externa, paredes de ardósia escura dão o tom sóbrio ao trabalho, que está localizado em uma região bem fria do país. Ainda essa área mais externa, onde morador e os visitantes podem contemplar a natureza ao redor, funciona como um envelope de aquecimento para a casa mais interna, devido ao forro em madeira e ao alumínio, matérias-primas que tornam possível suportar as baixas temperaturas da região.
Já na casa interior, interligada à exterior e à paisagem ao redor por portas de vidro deslizantes, a área é dividida em dois espaços paralelos. De um lado, estão áreas sociais como a cozinha, sala de jantar, de estar, além quarto principal; do outro, cômodos menores como banheiros, sala de serviço e sala de visitas. Tudo é revestido de madeira, material que, além de aquecer, imprime aconchego aos espaços. Grandes janelas criam vistas convidativas para contemplar a natureza fria ao redor.
Fonte: Obra 24horas