Projeto brasileiro vence prêmio internacional de design sustentável
Arquiteta de São Paulo propõe ao LH Awards 2021 moradias flutuantes e sustentáveis para atender comunidades ribeirinhas de Manaus
A LafargeHolcim Foundation anunciou os vencedores na categoria ‘New Generations’ do LH Awards 2021, competição trienal de design sustentável. Os ganhadores da categoria principal serão anunciados em novembro.
A primeira colocação da etapa da América Latina ficou com a brasileira Danielle Gregório, estudante da Universidade de São Paulo (USP). Foram premiados ainda outros três projetos de jovens da Argentina, México e Colômbia.
Os quatro vencedores na América Latina receberam prêmios entre US$ 25.000 e US$ 10.000.
Nesta edição, foram recebidos 4.742 projetos de 134 países, sendo cerca de 50% dos participantes inscritos na categoria ‘Next Generation’. O projeto vencedor propõe a construção de casas comunitárias para moradores da região ribeirinha de Manaus, que vivem sobre alto risco de inundação.
A proposta é a construção de casas flutuantes sustentadas por palafitas, que se adaptem às condições locais, como clima e as cheias dos rios durante o ano. Autora do projeto vencedor, Danielle Gregorio acredita que a premiação suscitará discussões sobre as construções habitacionais na Amazônia e o desenvolvimento sustentável na região.
“O projeto prevê a criação de um complexo de habitações sociais que considera as especificidades da região e a arquitetura local, a fim de permitir a identificação dos moradores com as casas e valorizar a cultura local”, diz ela.
“Creio que seu diferencial é justamente esse diálogo com as características naturais, como o clima, com a cultura local, além do bom uso dos recursos locais”, complementa.