Fortaleza – CE | sexta-feira 7 de fevereiro de 2025 / 17:14

Área de descompressão: ideias para ambientes de lazer e descanso no escritório

Antes mesmo de nos habituarmos com o home office, alguns escritórios já estavam preocupados com o bem-estar de suas equipes e em como atrair novos talentos para trabalhar em seus espaços físicos. Nesse contexto, as salas de descompressão já haviam

Antes mesmo de nos habituarmos com o home office, alguns escritórios já estavam preocupados com o bem-estar de suas equipes e em como atrair novos talentos para trabalhar em seus espaços físicos. Nesse contexto, as salas de descompressão já haviam se tornado peças fundamentais no programa arquitetônico para demonstrar que a empresa está preocupada em estimular a convivência entre as pessoas, aliviar a pressão cotidiana e trazer momentos de prazer durante a jornada de trabalho. Hoje, quando muitos já retornaram aos escritórios, ambientes como esse se tornam cada vez mais fundamentais para garantir o bem-estar do funcionário, assim como melhorar seu rendimento.

Escritório Sede Pravaler / Estudio Guto Requena. Foto: © Fran Parente

Sendo assim, reunimos algumas formas de pensar as zonas de descompressão, que normalmente se destacam do restante do escritório, proporcionam um ambiente lúdico e experiências que levam a mente da equipe para um outro lugar, abrigando um espaço para jogos, prática de esportes ou, até mesmo, mais silencioso para momentos introspectivos. As possibilidades são diversas e o importante está em proporcionar um momento de qualidade e descanso mental.

Espaços abertos

Ao ar livre ou não, o que importa é ter uma sensação de amplitude onde a cabeça possa descansar. Pensar espaços que tirem a cabeça do cenário do escritório e leve o olhar para diferentes horizontes é um dos modos de aliviar o estresse e trazer o corpo para o presente, diminuindo a ansiedade que uma tela de computador pode proporcionar.

Escritório Kientruc o / KIENTRUC O. Foto: © Hiroyuki Oki

Sede Walmart.com São Paulo / Estudio Guto Requena. Foto: © Fran Parente

Áreas lúdicas e de diversão

“Rir é o melhor remédio”, apesar de soar como sabedoria popular, o riso é comprovado cientificamente como um ótimo fator para fortalecer o sistema imunológico e, também, reduzir o estresse. Portanto, investir em espaços onde seja possível deixar as preocupações de lado por alguns momentos durante o dia para focar no próprio bem-estar auxilia no combate de problemas futuros, como o burnout.

Escritório FinUp / hyperSity. Foto: Cortesia de hyperSity

Área Social Sede Nubank / SuperLimão. Foto: © Maíra Acayaba

Café, petiscos e alegria

Talvez um dos mais clássicos métodos de descompressão está na “hora do cafézinho”. Enraizado na cultura brasileira, o momento de tomar um café é fundamental para reorganizar as ideias na cabeça e quebrar com os processos repetitivos que uma jornada de trabalho pode apresentar. Sendo assim, investir na qualidade da copa ou, ao menos, num espaço onde seja possível sentar longe da própria mesa, já pode ser de grande ajuda para relaxar a cabeça e, assim, aumentar a criatividade.

Agência 35 / Galeria Arquitetos. Foto: © Manuel Sá

Escritório Sede Pravaler / Estudio Guto Requena. Foto: © Fran Parente

Prática de esportes

Não é novidade para ninguém que a prática de esportes é fundamental para reduzir o estresse. Mas além disso, ela também serve para aumentar a autoconfiança, melhorar a concentração, estimular atividades cognitivas e, dependendo do esporte, pode ensinar sobre o trabalho em equipe. Do ioga ao basquete, muito tem a se ganhar junto de um bom condicionamento físico e menos dores pelo corpo.

EDP Business Park / IT'S Informov. Foto: © Ana Mello

Agência Master + So What / numa arquitetos + Studio Juliano Monteiro. Foto: © Eduardo Macarios

Versatilidade espacial

Nem sempre há área suficiente para criar uma sala específica de descompressão, mas nem por isso a ideia desse espaço deve ser ignorada. É possível equipar áreas de circulação e cantos ociosos com sofás, poltronas, plantas, elementos que proporcionem uma área de descanso, mas que também podem ser utilizados para trabalho como reuniões ou áreas de concentração, distante dos outros colegas.

Collab CdD Bradesco - Bioma / IT'S Informov. Foto: © Rafaela Netto

Google Amsterdam / DDOCK. Foto: © Alan Jensen

Fonte: ArchDaily

PUBLICIDADE