Confiança na indústria da construção registra melhor índice para maio em 10 anos
O Índice de Confiança do Empresário (ICEI) na indústria de construção civil subiu 0,7 ponto de abril pra maio, somando 56,2 pontos e ficando, portanto, acima da linha divisória de 50 pontos que separa a confiança da falta de confiança.
O resultado é o melhor para maio desde 2012, quando alcançou 60,9 pontos, segundo a Sondagem Indústria da Construção, do CNI (Confederação Nacional da Indústria).
Conforme o CNI, o dado é “sustentado por expectativas positivas para os próximos seis meses”.
Atividade e emprego
Em abril deste ano, a indústria da construção civil registrou um nível de atividade de 50,1, enquanto o número de empregados no setor ficou em 50,7 pontos, segundo Os dados são os maiores para o mês desde 2012, quando a indústria registrou marcas de 50,6 para a atividade e 51 para emprego.
A atividade, no entanto, apresentou uma queda de 1,2 ponto frente a março; enquanto o número de empregados no setor apresentou alta de 0,7 ponto ante o mês anterior.
Ao considerar os quatro primeiros meses do ano (janeiro a abril), o valor médio do índice do nível de atividade (49,3 pontos) é o maior desde 2012 (49,6 pontos). Já para o nível de empregados, a média (49,5 pontos) do período também é a maior desde 2012 (50,6 pontos).
Expectativas para o setor
O índice de expectativa do empresário em relação ao nível de atividade da construção civil apresentou estabilidade em maio, permanecendo em 58,1 pontos. Já o índice de expectativa de compra de insumos e matérias-primas aumentou 0,3 ponto, para 57,4 pontos.
Conforme o estudo, o empresário espera alta “do nível de atividade, do número de novos empreendimentos e serviços, da compra de insumos e do número de empregados” nos próximos seis meses.