Com 23 equipamentos da Epiroc, a Glencore planeja uma das primeiras minas com frota totalmente elétrica

A Epiroc, parceira líder em produtividade e sustentabilidade para os setores de mineração e infraestrutura, fornecerá equipamentos movidos a bateria e soluções de automação que serão usadas no que será uma das primeiras minas totalmente eletrificadas do mundo.

A mineradora anglo-suíça Glencore está preparando o início da operação, prevista para 2024, de uma nova mina de níquel e cobre em Ontário no Canadá. Como parte do Projeto Onaping Depth, esta será uma das primeiras minas do mundo com utilização integral de equipamentos de mineração elétricos, com uma grande participação das soluções da Epiroc, incluindo funcionalidades de automação e controle remoto.

A Glencore está adquirindo 23 equipamentos subterrâneos Epiroc movidos a bateria. A frota inclui carregadeiras Scooptram, caminhões Minetruck, perfuratrizes de face Boomer, perfuratrizes para atirantamento Boltec e Cabletec e perfuratrizes Simba.

Todas as unidades serão equipadas com o Rig Control System da Epiroc, tornando-as prontas para automação e controle remoto, além de integrarem funcionalidades de monitoramento inteligente do desempenho e produtividade de cada máquina em tempo real.

“A Glencore está dando um grande salto na indústria de mineração, tornando-se totalmente elétrica com seu Projeto Onaping Depth”, diz Helena Hedblom, presidente e CEO da Epiroc. “Estamos entusiasmados em colaborar com a Glencore e fornecer veículos elétricos a bateria e recursos de automação em sua jornada para construir uma mina do futuro”.

Os benefícios da substituição de equipamentos a Diesel por soluções elétricas movidas a bateria são significativos, incluindo a eliminação de emissões nas operações, redução da poluição sonora e redução de custos, na medida em que se diminui a necessidade de ventilação e refrigeração dos locais de trabalho. Isso é especialmente importante porque as minas subterrâneas estão se tornando cada vez mais profundas.

“A Epiroc obteve alta pontuação em quesitos como segurança, design e teste de todo o sistema de baterias”, diz Peter Xavier, Vice-Presidente de Operações Integradas de Níquel da Glencore. “A Epiroc também oferece baterias de grande capacidade, usa um protocolo de carregamento CCS padrão, possui um sistema de troca de baterias e os designs são universais e compatíveis. Além disso, as baterias têm sistemas de refrigeração e de segurança integrados”.

Para mais informações, acesse: https://www.epiroc.com/pt-br/

Fonte: EAE Máquinas