Sobratema atualiza informações do Custo Horário de Equipamentos
Número de modelos no programa cresceu 8% em relação à última atualização
O programa Custo Horário de Equipamentos da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) está atualizado.
Os associados podem acessar o Simulador de Custos para consultar os principais custos por hora, com base em agosto deste ano, de 1.724 modelos de equipamentos. Em relação a última atualização, o número de modelos cresceu 8%.
O Simulador de Custos é uma ferramenta exclusiva, que possibilita a modificação e customização dos parâmetros e preços sugeridos e a realização de várias simulações, com o intuito de avaliar o comportamento de uma categoria de equipamentos de uma frota ou mesmo de uma máquina individualmente.
Para o público em geral, a tabela resumo no site oficial contém os valores médios de 125 categorias, de 34 famílias de equipamentos.
Esses custos refletem condições normais de operação e não englobam horas paradas ou improdutivas.
A tabela também poderá ser acessada por meio do QR Code disponível na Revista M&T, tanto na versão impressa, como na edição online.
O custo horário de um equipamento é composto pelos itens: propriedade, manutenção, material rodante, combustíveis/lubrificantes, peças de desgaste e mão de obra de operação.
Cada parcela conta com subitens para a composição do custo final, como por exemplo, valor residual, taxa de juros, seguro, licenciamento, horímetro atual, entre outros, dentro do item propriedade.
Também foram atualizados os preços de aquisição de equipamentos novos para o cálculo do valor médio de cada categoria.
A Sobratema realiza uma pesquisa com os principais fabricantes, fornecedores e usuários de máquinas do país para a atualização dos dados do programa Custo Horário de Equipamentos, que está consolidado como uma ferramenta de referência para os profissionais e empresas do setor.