Quantidade de contratações do Casa Verde e Amarela cresce 36% em agosto

Resultado é fruto de ajuste de faixas, aumento de subsídios e outras medidas implementadas

A presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, anunciou que a quantidade de contratações do programa habitacional Casa Verde e Amarela (CVA) registrou crescimento de 36% em agosto deste ano, em comparação com o mês anterior, ao contratar R$ 7,2 bilhões em financiamentos. Segundo ela, o resultado é fruto das medidas aplicadas ainda em julho, que incluem ajuste de faixas, aumento de subsídios e outras iniciativas.

Os avanços são ainda maiores na comparação anual, já que, em relação ao mês de agosto de 2021, o crescimento passa a ser de 45%. José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), comemorou os avanços e reiterou a importância da redistribuição organizada de recursos, citando o crescimento de oportunidades como uma consequência direta.

Com a apuração, Marques ainda declarou que os grupos de trabalho permanecerão acontecendo, com o intuito de manter os avanços. A partir de agora, eles serão montados pela vice-presidente da instituição, Henriete Bernabé, que irá estruturar uma agenda continua e permanente de contatos.

A presidente da Caixa salientou, ainda, que a instituição pretende integrar processos, via tecnologia com os parceiros, para dar maior competitividade, agilidade e tornar a jornada digital do cliente e dos parceiros mais positiva. “A Caixa quer deixar de ser um banco de produto para ser um banco de cliente”, disse.

Ademais, Daniella Marques citou que as negociações de uma parceria tripartite (entre BNDES, PPI e Caixa) está chegando em fase final, e que, quando pronta, será apresentada ao Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), com um grande chamamento público e edital, ainda em setembro, para todas as prefeituras do Brasil, com mais de 80 mil habitantes, estruturando Parcerias Público-Privadas (PPPs) em creches, resíduos e iluminação pública.

“O amplo acesso a esses mecanismos pelo setor privado poderá contribuir decisivamente para o aumento do investimento e atenuação da atual capilaridade, através da padronização e de comodities”, comentou José Carlos Martins, após a declaração.

Fonte: AECWeb