Com foco na agenda sustentável, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) participou na última semana de um debate sobre construção com madeira e redução de carbono no setor. A discussão aconteceu durante o Rio Construção Summit.
Ressaltando a importância da integração dos diversos agentes da cadeia da construção industrializada com madeira e refletindo sobre os desafios para ampliar o uso desse insumo, o presidente do Conselho Consultivo da CBIC, José Carlos Martins, enfatizou a sustentabilidade como essencial para o crescimento do setor. “É preciso refletir a realidade dinâmica e inovadora que a construção representa hoje e promover uma visão mais ampla da indústria para atrair investimentos e talentos variados”, disse.
Durante o debate, o sócio-diretor da Rewood, Calil Neto, ressaltou que a construção com madeira já faz parte do dia a dia do setor em muitos países. Segundo ele, a madeira é um dos únicos materiais da construção diretamente ligado à descarbonização. Contudo, ressaltou a necessidade de se conhecer a proveniência da madeira utilizada e o processo realizado para que se prolongue a vida deste insumo e o prepare adequadamente para utilização.
Primeiro na capital
“A industrialização e a tendência de se construir de forma diferente estão impulsionando a construção com madeira, que é vista como uma opção altamente sustentável e inovadora na indústria da construção.
Dentre os trabalhos da empresa Rewood, é possível citar o empreendimento da Dengo, o primeiro prédio multipisos com estrutura de madeira que está situado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo”, exemplificou Calil Neto.
CEO da Noah Tech, Nico Theodoraskis destacou a entrega do empreendimento do McDonalds construído com madeira que está localizado na Avenida Bernardino de Campos, em São Paulo. Nico citou que a madeira tem grande potencial e diversos benefícios, além de estar ancorada com o modelo Building Information Modeling (BIM), que consiste na representação digital e tridimensional das características físicas e funcionais de um edifício, contendo todas as informações necessárias para a execução, implantação, manutenção e gerenciamento de um projeto de forma integrada e organizada.