Qual o modelo certo de empilhadeira para cada função?

O mercado global de empilhadeiras elétricas deve crescer 7,5% ao ano, até 2029

De acordo com dados de um relatório, produzido pela Exactitude Consultancy, o mercado global de empilhadeiras elétricas deve crescer 7,5% ao ano, até 2029 —  e movimentar cerca de 97,8 bilhões de dólares. As empilhadeiras elétricas vêm chamando a atenção de diversos segmentos da indústria, como o alimentício e químico, especialmente pelos inúmeros benefícios voltados às empresas e operadores.

Utilizados em empresas de diversos segmentos, os equipamentos auxiliam na logística de grandes volumes de mercadorias, realizando tarefas de movimentação de carga de forma rápida, eficiente e segura. É importante lembrar, ainda, que os produtos também podem ser categorizados de acordo com suas características. Pensando nisso, a Jungheinrich Brasil, uma das líderes globais em intralogística, elencou os modelos. Confira:

  1. Empilhadeiras Contrabalançadas: Possuem uma estrutura mais robusta, com contrapeso na parte posterior do chassi para aumentar a capacidade residual. Esse equipamento pode ser utilizado para mais de uma função logística e sua versatilidade fez com que se tornasse o modelo mais usado e conhecido no mercado.
  2. Empilhadeiras Retráteis: Projetadas para operar em corredores estreitos, são eficientes para armazenar cargas em racks mais altos. Sua principal função logística é empilhar, tornando-a ideal para verticalização de armazenamento, otimizando a área do galpão.
  3. Empilhadeiras Patoladas: Perfeitas para o transporte interno de mercadorias em percursos curtos e médios ou até mesmo para operações mais leves. Além disso, o equipamento pode ter plataforma com operador embarcado ou a  pé, oferecendo praticidade, conforto e ergonomia durante a operação.
  4. Empilhadeiras Trilaterais: Possuem esse nome pois podem empilhar a carga em três sentidos distintos (para frente e dois lados, com giro de 180º). Essa característica pode otimizar o processo de armazenamento, evitando manobras inoportunas.
  5. Transpaleteiras: São produtos de entrada com baixo custo, perfeitas para compor a frota de uma operação.
Fonte: EAE Máquinas