Mercado de aluguel de caminhões representa 30% da produção de implementos
No pico, chegou a representar mais de 40% das encomendas, mas estabilizou em um terço da produção. Falta de linhas de crédito vem impulsionando a locação da frota
O mercado de caminhões de aluguel segue aquecido no Brasil por conta das dificuldades econômicas e as altas taxas de juros que as empresas enfrentam para renovar suas frotas. Por isso, as locadoras de caminhões têm registrado crescimento vigoroso nos últimos anos, já que alugar pode ser uma saída para quem precisa estar com veículos renovados.
A 4Truck, fabricante de implementos rodoviários, como baús de alumínio, carrocerias e baús lonados (sider), também tira vantagem da situação. Os caminhões para locação, que são fabricados e entregues sem carrocerias, representam atualmente 30% das encomendas de implementos rodoviários produzidos pela empresa.
Fazem parte da carteira de clientes da 4Truck grandes locadoras, como Vamos, LM Frotas, Unidas, Localiza, Armac, Lets e outras. Recentemente, também iniciou parceria com a Addiante (joint venture entre Randon e Gerdau) e Daimler Locações.
Segundo Osmar Oliveira, CEO da 4Truck, fatores como a falta de previsibilidade do mercado, o custo alto de investimento, a imobilização dos ativos e a gestão da manutenção da frota são fatores que colocam o transportador para fazer contas e comparar os modelos para aquisição ou locação na hora de renovar ou aumentar a frota.
“O implemento leve e durável da 4Truck contribui bastante no modelo de negócios de locadoras, minimizando as paradas e custos com manutenção, e gerando ganhos como capacidade maior de carga, menor desgaste do veículo, economia de pneus e combustível”, afirma o executivo.
Na análise de Oliveira, as recentes crises econômicas fizeram com que as frotas de caminhões envelhecessem e as empresas tivessem enorme dificuldade na renovação. Com isso, abriu espaço para a locação de caminhões e essa deve ser a tendência nos próximos anos.