Equipe de estudantes apoiada pela New Holland Construction vence prova
Apoiada pela New Holland Construction, a equipe Baja Cefast, do Cefet (MG), levou o 1° lugar das provas Enduro e Velocidade Máxima da etapa Sudeste da 12ª Baja SAE Brasil. A competição ocorreu entre 24 e 26 de agosto em Piracibaba (SP) e tem como objetivo aplicar na prática o conhecimento dos estudantes de engenharia no desenvolvimento e construção de um carro tipo Fórmula. Na Classificação Geral, Apresentação e Aceleração, entre 33 equipes, os estudantes mineiros ficaram na 3ª colocação.
Durante três dias os carros passaram por provas estáticas e dinâmicas, avaliando na pista a performance de cada projeto. As equipes melhor classificadas no Brasil ganham o direito de representar o país em duas competições realizadas nos EUA.
A professora de Tecnologia da Soldagem do Cefet-MG e coordenadora da equipe, Ivanilza Felizardo, explica que a cada dois anos o projeto é refeito. Para testar o Baja nas condições mais adversas, a equipe conta com a estrutura do Campo de Provas da New Holland Construction, em Sarzedo (MG). “Essa foi uma grande conquista. Antes não tínhamos onde testar o carro, o que era uma das nossas principais demandas. Era preciso até viajar. Agora testamos o Baja ao menos uma vez por mês, com testes de pista como autonomia de combustível, eletrônica, velocidade e aceleração. Faz toda a diferença”, afirma a professora.
O gerente de marketing da New Holland Construction, Giovanni Borgonovo, reforça a importância do apoio para o projeto do Cefet-MG. A inovação é um dos pilares da marca. “Como estudante, acompanhei a equipe Baja da UFPR. Os desafios são grandes e proporcionais ao aprendizado que fica. Incentivar a engenharia e novas soluções para o mercado é fundamental. Ficamos muito felizes em fazer parte dessa construção”.
Para as próximas etapas, a Baja Cefast pretende ampliar os testes utilizando valas, aprimorando a dirigibilidade e a capacidade de manobras do piloto.