Futuro da Construção Civil e uso de novas tecnologias são debatidos
A cidade de Três Rios, no Rio de Janeiro, sediará nos próximos dias 18 e 19 de outubro o primeiro Encontro de Arquitetura, Engenharia e Construção. Serão dois dias de palestras que debaterão o futuro dos processos na Construção Civil, produtividade e como a digitalização das construções podem melhorar o desempenho nas obras e na produção de edifícios. O evento será realizado das 18h às 21h, no auditório da Firjan Senai, em Nova Niterói/RJ. O evento é parceria entre Firjan e o Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Três Rios e região (Sindicon TR).
Entre os temas abordados estão os impactos do Building Information Modeling (BIM), na cadeia produtiva; a apresentação de uma ampla visão sobre a Norma de Desempenho; e temas como tendências, tecnologia e gestão. Os assuntos são direcionados para a atuação das construtoras e incorporadoras, prestadoras de serviços, fabricantes, poder público e profissionais liberais.
No primeiro dia, o coordenador do itt Performance e Pesquisador e Professor da UNISINOS, Bernardo Fonseca Tutikian, apresentará uma visão ampla sobre a Norma de Desempenho e os impactos dela na cadeia produtiva. A segunda palestra terá o diretor da Produtime Gestão e Tecnologia e Pesquisador e professor da Escola Politécnica da USP, Ubiraci Espinelli Lemes de Souza, abordando a produtividade de alvenaria estrutural na Construção Civil. E, por último, o diretor Macro Engenharia & Consultoria, Guilherme Andrade, mostrando como cases com foco em execução e os impactos sofridos pela Norma de Desempenho.
O segundo dia terá foco no BIM – Modelagem da Informação da Construção. O diretor da GDP – Gerenciamento e Desenvolvimento de Projetos, Sérgio Leusin, vai abordar uma visão ampla sobre os movimentos nacionais e os impactos na cadeia produtiva. Já a diretora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador, Jealva Fonseca, apresentará o case da capital baiana com iniciativa piloto no uso do BIM e mostrará as experiências positivas na utilização dessa ferramenta pelo poder público.
Todas as palestras são gratuitas e as inscrições devem ser feitas diretamente no site. Mais informações pelo telefone (24) 2251-9292.