Investimentos em infraestrutura colocam as rodovias entre as melhores
Três concessionárias estaduais () e a Arteris Fernão Dias, uma das cinco federais administradas pelo Grupo, estão entre as vinte melhores rodovias do Brasil. A 22ª Edição da Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada na última quarta-feira, 17 de outubro, considera aspectos como pavimento, sinalização, traçado e infraestrutura de apoio (bases operacionais e postos de serviço), entre outros.
“Os nossos investimentos em obras de infraestrutura têm sido fundamentais para promover uma grande transformação das nossas rodovias concedidas, com melhoria contínua das condições de qualidade da malha viária, de segurança e de trafegabilidade aos usuários. Nos últimos 10 anos, já investimos cerca de R$ 19 bilhões em todas as concessões do Grupo. São fatores que, com certeza, vêm contribuindo para o avanço neste ranking da CNT”, afirma David Díaz, presidente da Arteris.
A melhoria da infraestrutura das vias é complementada por um esforço constante para oferecer excelência operacional a todos que trafegam nos trechos administrados pelas concessionárias Arteris. Para isso, possui uma estrutura que inclui mais de 100 guinchos, 90 ambulâncias, 33 unidades para resgate de animais e 1.000 câmeras de monitoramento distribuídas nas nove concessões.
A Arteris Fernão Dias foi a concessionária com o melhor desempenho em comparação com o ano anterior. Subiu sete posições, alcançando o 14º lugar. No último mês de setembro, a rodovia BR-381 que liga São Paulo e Belo Horizonte também obteve destaque no Atlas da Acidentalidade 2018. Promovido pelo Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST), com base nos critérios da Polícia Rodoviária Federal, ele mede os trechos com redução expressiva no número de óbitos, entre outros fatores.
“No último ano, após concluirmos a maior parte dos investimentos previstos no contrato de concessão, como o Contorno Rodoviário de Betim, oitenta e oito quilômetros de terceiras faixas, quatro dispositivos em desnível, cinquenta e três novas passarelas, dentre outros, iniciamos na Fernão Dias uma série de intervenções com foco em revitalização e modernização. Investimos cerca de R$ 180 milhões em obras de manutenção das pistas, como pavimento, sinalização e iluminação. Os resultados apresentados pela CNT são indicadores de que este conjunto de ações tem se mostrado eficaz. Por se tratar de um plano que ainda está em curso, nossa expectativa é melhorar ainda mais a infraestrutura do trecho que administramos”, afirma o diretor-superintendente da Arteris Fernão Dias, Helvécio Tamm.
A Centrovias, com o trecho da SP-225 que liga Bauru a Itirapina (SP), foi eleita novamente a terceira melhor rodovia do País. Na ligação entre Limeira e São José do Rio Preto (SP) da SP-310, a concessionária aparece novamente subindo do 16º lugar para o 7º lugar.
Autovias e Intervias mantiveram a quarta colocação pela administração da SP-330, entre São Paulo e Uberaba (MG). A Autovias também aparece, mais uma vez, como responsável pelos trechos citados no estudo da SP-255, SP-318, SP-334 e SP-345, que cortam as cidades de Araraquara, São Carlos, Franca e Itirapuã. A concessionária subiu do 12º lugar para o 8º lugar tendo a sua malha 100% incluída entre as 10 melhores rodovias do País.
Em 16º lugar e 17º lugar, aparecem novamente rodovias da Intervias com os trechos SP-215 entre São Carlos e Casa Branca, SP-352 entre Itapira e a divisa com Minas Gerais e SP-191 Rio Claro e Mogi Mirim, respectivamente.
A Arteris Litoral Sul, com a administração das rodovias BR-116 e BR-376, alcançou o 22º lugar no ranking das melhores rodovias do Brasil. Outro destaque é a Arteris Régis Bittencourt, BR-116, empresa que entregou em dezembro de 2017 a segunda pista da rodovia na Serra do Cafezal, em São Paulo. O trecho administrado pela empresa saltou da 26ª para a 23ª posição.
Uma das maiores companhias do setor de concessões rodoviárias do Brasil, a Arteris liga as regiões Sul e Sudeste do País por meio de suas quatro concessionárias estaduais (Autovias,Centrovias, Intervias e ViaPaulista) e cinco federais (Fernão Dias, Régis Bittencourt, Fluminense, Litoral Sul e Planalto Sul). São mais de 3.400 km de pistas geridas dentro de altos padrões de qualidade e segurança, além de intensa preocupação com o meio ambiente e com as comunidades que vivem no entorno.