Fortaleza – CE | sábado 26 de abril de 2025 / 00:44

7 projetos incríveis de casas em terrenos pequenos

Terrenos menores são cada vez mais uma realidade das cidades grandes há algum tempo. Entretanto, projetar uma casa funcional em espaços reduzidos é um grande desafio, demandando criatividade e muito planejamento dos profissionais envolvidos. Uma das soluções é verticalizar a

Terrenos menores são cada vez mais uma realidade das cidades grandes há algum tempo. Entretanto, projetar uma casa funcional em espaços reduzidos é um grande desafio, demandando criatividade e muito planejamento dos profissionais envolvidos.

Uma das soluções é verticalizar a construção e aproveitar cada centímetro disponível. Abaixo, separamos sete projetos com ótimas soluções para terrenos pequenos, que mostram ser possível morar bem sem demandar grandes metragens (clique na foto para ler mais sobre cada projeto):

1. Industrial

 Mesmo do lado de fora, o estilo industrial se mostra presente na escolha das cores cinza e preto (Foto: Mariana Orsi / Divulgação)

Memória e afeto são as palavras escolhidas pelas arquitetas Stella Teixeira e Alessandra Pinho, do escritório Stal Arquitetura (@stal_arquitetura), para descrever o projeto desta casa na Vila Madalena, em São Paulo. Com terreno de 145 m² e 112 m² de área construída, ela abriga um advogado e seu cão de estimação.

2. Luz natural e uma linda área externa

Quintal | Com a redução da área da lavanderia, houve espaço para a mesa de refeições ao ar livre. Samambaias suspensas e helicônias, ao fundo, fazem parte do projeto de paisagismo da Mahnke Jardins (Foto: Maíra Acayaba / Divulgação)

A construção de 200 m², na Vila Beatriz, em São Paulo, revela paredes com tijolos à vista, pisos de ladrilho hidráulico ou de antigos tacos de peroba-rosa reciclados, pintura branca, dutos elétricos e tubulações aparentes. Projeto e residência do arquiteto Marcos Mendes, 35 anos, sócio do escritório Iná Arquitetura (@ina_arquitetura).

3. Muita madeira e vegetação

No primeiro pavimento, o piso de cimento queimado e a serralheria foram feitos pela equipe do arquiteto, inclusive a adega de aço e a escada. A mesa de jantar e as cadeiras Curva, de Joaquim Tenreiro, foram compradas no antiquário Mobix Galeria (Foto: Denilson Machado / MCA Estúdio / Divulgação)

Projetada por Marcos Villela Fossati, do escritório VS Arquitetura (@vs_arq), a casa, que não é muito ampla horizontalmente, possui quatro pavimentos, somando cerca de 200 m². Localizada no Humaitá, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro, a residência traz todos os elementos desejados pelos moradores, dentre eles a modernidade e o conforto.

4. Sobrado de base neutra

ÁREA EXTERNA | Para deixar o ambiente mais humanizado, o jardim vertical foi bem explorado no projeto de paisagismo realizado por David Zayas. A porta de serralheria é da JM Works. O piso já existia antes da reforma e o toldo é da RGM Toldos. Mesa e cadei (Foto: Divulgação / Mariana Orsi)

O escritório Box14 (@box14_arquitetura), do arquiteto Leandro Mostardo, assina a reforma deste imóvel de 184 m², localizado no bairro de Perdizes, em São Paulo. O andar térreo é composto por hall, sala de estar, TV e jantar, lavabo, cozinha, espaço gourmet, lavanderia e banheiro de serviço. Já no andar de cima, há duas suítes e o escritório.

5. Cada centímetro importa

Aos fundos há um quintal longo (Foto: Indecora/ Reprodução)

Com apenas três metros de fachada, essa casa no Brooklyn, em Nova York, acomoda bem uma família de quatro pessoas em quatro pavimentos. A limitação do espaço horizontal fez com que cada canto da construção fosse observado com importância para ser ocupado da melhor maneira. Isso incluiu o posicionamento das paredes, portas e janelas.

6. Pré-fabricada

Fachada da casa é feita com ripas de madeira instaladas verticalmente (Foto: Mariela Apollonio/ Reprodução)

Pré-fabricada em Madri e transportada de caminhão, a construção tem linhas simples e design moderno. A casa, feita de madeira e ardósia, pode ser instalada em apenas 5 horas.

7. Ângulos inusitados

Batizada de "Reflexão do Mineral", a construção traduz o minimalismo japonês (Foto: Makoto Yoshida/ Atelier Tekuto/ Reprodução)

Assinada pelo Atelier Tekuto em Tóquio, no Japão, a arquitetura dessa casa possui ângulos inusitados para melhor aproveitamento do espaço. A construção é uma solução para as restrições de metragem na cidade mais populosa do mundo.

Fonte: Casa & Jardim

 

PUBLICIDADE