Ouvir uma casa estalando quase sempre é sinônimo de problema, porém, dependendo do que acompanha o ruído, a solução pode ser simples ou mais complicada.
“Os estalos podem acontecer em forros de gesso, vidros, paredes e nas estruturas. É importante observar se aparecem manifestações patológicas nessas partes da edificação, como fissuras, trincas e rachaduras”, explica o engenheiro Antônio da Silva Sobrinho Júnior, coordenador do curso de Engenharia Civil do Unipê.
O engenheiro civil Charles Jaster, professor do curso de Engenharia Civil da Universidade Positivo (UP), acrescenta que os estalos também podem partir de um sistema de fechamento da edificação, como telhas e sistemas hidráulicos (tubulações), que, junto aos elementos de acabamento, como o forro de gesso, de modo inicial, não configuram uma situação crítica. A atenção, segundo ele, “deve ser redobrada quando partem principalmente de elementos que compõem os sistemas estruturais da edificação.”
Causas
As causas para uma casa estalar são diversas, dentre as mais comuns, o professor Antônio destaca a sobrecarga não prevista na estrutura, infiltrações e uso de materiais de baixa qualidade.
Para prevenir o problema, manutenção periódica é uma das dicas do professor. “O primeiro passo para prevenir é fazer o projeto e a execução da edificação adequadas e sempre realizar manutenções preventivas, para que a edificação tenha uma vida útil cada vez maior”, diz.
O que fazer?
Independentemente de onde vem o barulho, os profissionais ressaltam ser imprescindível chamar um engenheiro a qualquer sinal de problema, pois somente este profissional poderá avaliar com precisão a situação.
“Um engenheiro civil com registro no CREA é o profissional que deve ser contratado para atestar a integridade da edificação nestes casos, sejam superficiais, sejam críticos. Cabe a ele proceder a investigação, diagnóstico, tratamento e profilaxia – evitar que os estalos voltem a ocorrer. Em muitos casos, envolve a necessidade de reforçar a estrutura ou em um pior cenário, demolir”, finaliza Charles.
Fonte: Casa & Jardim