Está construindo ou reformando? Então, provavelmente, você já deve ter se deparado com as seguintes letrinhas: PVC. Com bom custo e benefício, o material tem vários usos na construção civil, mas deve ser usado sob os cuidados de um arquiteto ou engenheiro.
“Devido às suas propriedades e relação custo/benefício, o PVC possui inúmeras aplicações, em diversas áreas. Na construção civil é usado em tubos para condução de água e esgoto, pisos, janelas, forros, revestimentos de paredes, revestimento de fios e cabos elétricos, revestimento de piscinas, dentre outros”, comenta o engenheiro Antonio Bragança, professor do curso de Engenharia Civil da Estácio São Paulo.
Mas, o que é o PVC, afinal?
De acordo com Antonio, o PVC, ou Policloreto de Vinila, é um tipo de plástico com aplicações em inúmeros produtos cotidianos, devido à inserção de aditivos em sua produção, o que pode resultar em características distintas em seus produtos finais, como ser flexível ou rígido.
O arquiteto e engenheiro civil Samuel Dereste dos Santos, coordenador dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Cruzeiro do Sul Virtual, completa dizendo que o PVC é um material leve, resistente, de fácil instalação e higienização. Além disso, ressalta que o material tem bom isolamento acústico e não propaga chamas, mas, ainda assim, requer cuidados.
“O consumidor, ao empregar o PVC em sua residência, deve se atentar ao local de uso e se ele possui algum problema que possa levar ao seu aquecimento, pois, geralmente, o PVC possui baixa resistência e alto desgaste frente a altas temperaturas. Se receber água quente, por exemplo, pode expandir e sofrer danos irreversíveis, tanto que não se indica o PVC neste caso, mas sim materiais adaptados, como o CPVC e o PPR”, alerta Samuel.
Prós e contras
Além de ser suscetível a altas temperaturas, os profissionais destacam que o PVC, normalmente, requer intervenções após sua instalação para melhor acabamento, o que pode ocorrer por pintura ou recobrimento com argamassa.
Por outro lado, como pontos positivos, estão a relação custo e benefício, a durabilidade e o fato de ser 100% reciclável.
“O PVC é um material plástico que possui propriedades, características e uma relação de custo/benefício que se destacam na indústria. Podemos destacar que o baixo impacto ao meio ambiente é uma das suas principais diferenças, se comparado com outros materiais. Assim, é muito interessante incorporá-lo às rotinas construtivas, de forma que as edificações se tornem mais sustentáveis”, finaliza Samuel.