Na região dos Jardins, em São Paulo, mora a advogada Viviane Amaral em um apartamento de 130 m², que foi reformado pelo escritório Rodra Arquitetura. “Decidi fazer o projeto porque precisava reformar e repaginar o meu apartamento. A ideia inicial era uma reforma que ampliasse os espaços e uma nova decoração”, conta a moradora, que tem uma agenda cheia e passa a maioria do tempo fora viajando. Quando está em casa, gosta de aproveitá-la com família e amigos.


O objetivo da obra era aumentar a cozinha e integrá-la com a sala, de forma que, no dia a dia, o ambiente ficasse fechado, sem atrapalhar a logística da casa. “Optamos pelo espelho com trilho invisível e a mesa com banquetas altas que, quando ela precisasse tomar um café rápido, vendo as notícias do dia pela TV, era só abrir o espelho/porta e a cozinha estava integrada com a sala”, conta o arquiteto Rodrigo Cunha.

Na decoração, o projeto aposta em uma base cinza combinada com a madeira, o mobiliário e os objetos de decoração em tons de verde, azul e branco. Com o objetivo de aproveitar bem os espaços, a varanda foi transformada em sala de jantar com vista para o jardim do prédio. Ali foi colocado um banco feito à mão por um tapeceiro e uma mesa em formato de gota para que a circulação do espaço ficasse funcional.

Outra demanda era aquecer o apartamento que era muito frio, mesmo no verão. A solução foi colocar uma lareira ecológica no centro da sala. Outra intervenção interessante, foi a instalação de um telão no home theater.

“A surpresa na entrega da obra foi o cuidado em entregar tudo pronto, decorado, enfeitado, foi acima do esperado! Supera em muito as expectativas, é um verdadeiro encantamento”, conclui Viviane.

