Fortaleza – CE | quinta-feira 6 de fevereiro de 2025 / 20:41

Prédios de madeira que ajudam a reduzir a emissão de CO2

O Brasil é um dos países com maior desenvolvimento na área da construção civil e também um dos com maior potencial para se tornar cada vez mais sustentável por meio do uso de matérias-primas renováveis e ecológicas. No país, são

O Brasil é um dos países com maior desenvolvimento na área da construção civil e também um dos com maior potencial para se tornar cada vez mais sustentável por meio do uso de matérias-primas renováveis e ecológicas.

No país, são gerados aproximadamente 84 milhões de metros cúbicos de resíduos de obras e demolição por ano, de acordo com informações da Abrecon (Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição), representando uma grande parcela de todo o lixo produzido por todos os setores.

Para tentar reduzir o impacto ambiental gerado pelas obras, arquitetos e engenheiros vêm buscando materiais e métodos alternativos para a execução de projetos. A madeira tem sido apontada como um dos materiais mais sustentáveis já que é renovável, reduz o tempo de construção e promove a diminuição dos resíduos.

Para Luis Zertuche, diretor do American Hardwood Export Council para América Latina, o papel da madeira em construções, embora esteja em passos iniciais em países como o Brasil, tem muito a ser explorado. “Notamos que no país, o setor da arquitetura e da engenharia são áreas que se preocupam cada vez mais com o meio ambiente e, além disso, o Brasil é um dos cinco países no mundo com o maior número de projetos sustentáveis”, observa.

Além da redução do impacto ambiental causado pelas construções com madeira engenheirada, afirma o especialista, o que chama a atenção de profissionais é a maleabilidade do material, já que os permite serem mais ousados em suas criações.

Fonte: Grandes Construções

PUBLICIDADE