Fortaleza – CE | sexta-feira 20 de junho de 2025 / 21:38

Tecnologia da Fiscaltech revoluciona pesagem de caminhões em movimento com precisão inédita

Novo sistema testado pelo Inmetro permite fiscalizar excesso de carga em alta velocidade sem interromper o tráfego nas rodovias

A Fiscaltech, empresa brasileira especializada em tecnologia e automação voltada à mobilidade, acaba de alcançar um marco inovador no setor de transporte rodoviário. A companhia concluiu com sucesso os testes do sistema HS-WIM, solução de pesagem dinâmica de veículos pesados, agora aprovado com nível de exatidão Classe 1A — o mais alto padrão de precisão.

O ensaio, realizado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nesta semana, validou a eficácia do sistema em condições reais, com caminhões de 3 a 7 eixos trafegando em velocidades variadas — 7 km/h, 50 km/h e 90 km/h. A aferição de peso foi feita com total precisão sem necessidade de parada ou redução de velocidade, eliminando a obrigatoriedade de desvio para balanças tradicionais.

De acordo com Diego Hoffmann, diretor de desenvolvimento e projetos da Fiscaltech, o sistema representa uma verdadeira transformação no modelo de fiscalização rodoviária:

“Os testes foram um sucesso. Com o HS-WIM, conseguimos pesar caminhões em plena velocidade, na via principal, sem interrupções, com a mais alta precisão do mercado. Isso reduz filas, elimina paradas e agiliza o transporte.”

O sistema HS-WIM utiliza sensores integrados ao pavimento da rodovia, que realizam a leitura do peso e, em caso de irregularidade, fazem automaticamente o registro de dados e imagens do veículo. Essa automação permite fiscalização contínua, 24 horas por dia, 7 dias por semana, aumentando a eficiência da operação e reduzindo custos operacionais.

Entre os principais benefícios da inovação, destacam-se:

  • Redução de filas nos postos de pesagem e diminuição do tempo de viagem;
  • Preservação do pavimento das rodovias, ao evitar o tráfego de veículos com carga acima do permitido;
  • Aumento da segurança viária, já que caminhões sobrecarregados representam maior risco de acidentes;
  • Menor emissão de CO₂, ao evitar manobras e paradas frequentes;
  • Agilidade e eficiência na fiscalização, com potencial para aplicação automática de sanções.

Os testes foram realizados no Posto Geral de Fiscalização (PGF) da Rodovia Washington Luís (SP-310), em Corumbataí (SP), com o apoio da ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e da concessionária Eixo SP.

A adoção da tecnologia HS-WIM posiciona o Brasil na vanguarda da fiscalização inteligente de cargas, com ganhos expressivos para o setor logístico, a infraestrutura rodoviária e o meio ambiente.

Fonte: Redação

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