O sistema hidráulico das escavadeiras modernas tem papel fundamental na economia de combustível, ao mesmo tempo em que oferece desempenho eficiente.
Os sistemas hidráulicos atuais contam com controles adaptativos, que ajustam o fluxo de óleo conforme a necessidade da tarefa.
Em vez de operar sempre com a potência máxima, o sistema regula o fluxo de forma a utilizar apenas a quantidade necessária para cada função.
Com o apoio de sistemas de controle eletrônico, o motor trabalha de forma integrada com os componentes hidráulicos, ajustando velocidade e potência conforme a demanda. Isso evita o consumo excessivo de combustível, especialmente em atividades mais leves, sem comprometer o desempenho.
Jean Ramalho, Especialista em Produto da Link-Belt Brasil e América Latina, explica que os equipamentos da marca são alguns dos mais avançados no mercado, combinando tecnologias de ponta com alta economia de combustível.
O sistema hidráulico das máquinas Link-Belt inclui bombas e válvulas de alta eficiência, sendo controlado eletronicamente para um gerenciamento preciso da potência hidráulica.
O motor da escavadeira Link-Belt, afirma Ramalho, oferece três modos de operação, cada um adequado a diferentes necessidades:
● Modo SP: prioridade de velocidade para trabalhos rápidos;
● Modo H: pesado, para a melhor combinação de potência e economia de combustível;
● Modo A: potência aplicada, com 13 diferentes configurações de RPM para controle preciso de levantamento pesado, acabamento fino ou trabalho de nivelamento.
A combinação de recursos tecnológicos avançados, controle inteligente da bomba e o motor resulta em maior eficiência, menor desperdício de energia e redução no consumo de combustível.
“Esses avanços em hidráulica não só aumentam a produtividade dos equipamentos, mas também ajudam a reduzir o impacto ambiental e os custos operacionais para as empresas”, conclui.