A Vale deu início ao comissionamento de uma célula de testes de etanol como parte de um projeto pioneiro de descarbonização do transporte pesado na mineração. Em parceria com a Cummins e a Komatsu, a mineradora brasileira busca desenvolver caminhões off-road movidos por uma mistura de etanol e diesel, capazes de transportar entre 230 e 290 toneladas de minério.
O desenvolvimento faz parte do programa Dual Fuel, voltado à adaptação de motores a diesel já existentes para operarem com até 70% de etanol na mistura. A proposta é permitir que parte da frota atual de caminhões de mineração utilize um combustível mais limpo, o que poderia reduzir em até 70% as emissões de CO₂, contribuindo para as metas globais de sustentabilidade da empresa.
“Esse tipo de inovação permite que mineradoras como a Vale aproveitem sua infraestrutura já instalada, incluindo frota, equipe e instalações, ao mesmo tempo em que avançam na transição energética”, explica Luke Mosier, líder do programa de inovação da Cummins.
O motor escolhido para os testes é o QSK60, um dos mais robustos utilizados em mineração. Os experimentos acontecerão em laboratório até 2026, quando se inicia uma nova fase de testes em campo.
Segundo especialistas, os caminhões fora de estrada são os maiores consumidores de diesel em operações de mineração, representando um dos maiores desafios na redução da pegada de carbono do setor.
A iniciativa reforça o compromisso da Vale em investir em tecnologias limpas e soluções energéticas alternativas, ao mesmo tempo em que mantém a eficiência operacional de suas atividades. O sucesso desse projeto pode representar um marco na transformação energética da indústria de mineração, abrindo caminho para futuras aplicações em larga escala.