Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) mostram crescimento de 19,7% das vendas no mercado imobiliário no ano passado, mesmo com o viés de juros em alta. Além disso, o censo do IBGE de 2022 mostrou que houve um aumento de 40% no número de imóveis em construção ou em reforma no país, se comparado ao relatório anterior, de 2010.
Para o CEO da My Broker Imóveis, Ronaldo Dantas, após a pandemia a casa própria voltou a ser uma prioridade como conquista pessoal e familiar. “Há uma percepção entre os consumidores de que os preços dos imóveis dificilmente caem, por isso estão dispostos a adquirir empréstimos, mesmo com taxas de juros momentaneamente mais altas”, avalia.
Ele também diz que, ao garantir o preço atual, esse comprador pode, futuramente, aproveitar a queda dos juros fazendo a portabilidade do financiamento, “já que historicamente as taxas de juros são cíclicas, têm altas para conter a inflação, mas momentos de baixa para estimular a economia”, explica o CEO.
A My Broker chegou a 11 estados brasileiros mais o Distrito Federal – e também nos Estados Unidos e Portugal. Goiás, berço da empresa, ainda é o que mais tem lojas (24), e São Paulo vem em segundo lugar (11), seguido por Minas Gerais (7) e Santa Catarina (6).