O secretário de Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcolmo, afirmou hoje que o Brasil pode criar um milhão de empregos formais se a economia crescer próximo de 3% em 2020. Segundo ele, os setores da construção civil, serviços e o comércio tendem a puxar essa oferta de vagas com carteira assinada.
“O setor de serviços sempre vai abrir mais vagas. Mas a retomada da construção civil é um sintoma sempre muito importante para a retomada do crescimento econômico como um todo. Tanto pelo diagnóstico de retomada do crescimento econômico e pelo impacto na geração de empregos”, disse Dalcolmo.
Segundo Dalcolmo, a estimativa oficial do governo aponta para um crescimento econômico de 2,5% em 2020, mas analistas de mercado já estimam uma alta do PIB (Produto Interno Bruto) de 3%. Ele disse que isso depende do avanço de reformas no Congresso e de um ambiente internacional favorável, sem crises.
Juros baixos favorecem empregos
Segundo, com a retomada do crescimento econômico e a geração de empregos, haverá uma demanda maior por consumo, o que favorecerá os setores de comércio e serviços, os maiores da economia.
Fonte: economia.uol