A ES Construção Brasil 2025, principal feira do setor no Espírito Santo, acontece de 16 a 18 de julho no Pavilhão de Carapina, com uma programação voltada para os grandes desafios e transformações da construção civil no Brasil. Com o tema “Inovação e sustentabilidade: construindo o futuro das cidades”, o evento reunirá profissionais, empresários, autoridades e especialistas em painéis, palestras e debates sobre segurança jurídica, práticas ESG, cidades inteligentes e os impactos da reforma tributária.
Cidades planejadas e sustentáveis em destaque
Um dos destaques da programação será o painel “Cidades planejadas e sustentáveis”, que acontece na quarta-feira (16), às 15h30, no Auditório Construção. O encontro contará com nomes importantes do setor urbano e tecnológico como:
Hugo Serra (Strato Urbanismo/SP)
Paulo Takito (Urban Systems/SP)
Felipe Stracci (Studio Plantar Ideias/SP)
Dyogo Henrique (Eythan Magal/SP)
Myriam Tschiptschin (CTE/SP)
Os painelistas vão debater o papel da tecnologia, do planejamento urbano e da gestão pública no desenvolvimento de cidades mais eficientes, conectadas e sustentáveis.
Eficiência urbana como motor de transformação
Para Felipe Stracci, arquiteto e paisagista responsável pela revitalização do Parque Ibirapuera (SP), pensar cidades sustentáveis é também repensar os processos urbanos essenciais, como infraestrutura, serviços e mobilidade:
“Tudo isso deve ser eficiente e estar associado ao deslocamento rápido e fluido. Isso impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas, reduz o uso de recursos e maximiza a produtividade econômica”, pontua Stracci.
A visão dos especialistas reforça a importância de integrar tecnologia e planejamento desde as primeiras etapas de desenvolvimento das cidades, promovendo bem-estar, sustentabilidade e competitividade.
Construção civil e os novos rumos do setor
A ES Construção Brasil 2025 se consolida como uma vitrine de tendências, soluções e inovações para o setor da construção. Neste ano, a feira vai além da exposição de produtos e serviços, trazendo debates estruturais sobre os caminhos que as cidades e o setor produtivo devem trilhar nos próximos anos.
Com temas como reforma tributária, ESG, digitalização e eficiência energética, o evento reforça o compromisso com um futuro mais verde, justo e inteligente nas cidades brasileiras.