Fortaleza – CE | quinta-feira 6 de fevereiro de 2025 / 22:23

Índice de Confiança do Empresário registra queda em novembro

O Índice de Confiança do Empresário (ICEI) da construção registrou queda de 6,2 pontos em novembro, para 53,9 pontos. A variação também foi de declínio em todos os componentes do indicador, tanto no Índice de Condições Atuais quanto no Índice

Índice de Confiança do Empresário (ICEI) da construção registrou queda de 6,2 pontos em novembro, para 53,9 pontos. A variação também foi de declínio em todos os componentes do indicador, tanto no Índice de Condições Atuais quanto no Índice de Expectativas.

Índice de Expectativas sobre a economia brasileira para os próximos seis meses indica migração de um estado de otimismo para um estado de pessimismo dos empresários da construção, ao declinar 11,6 pontos. Entre outubro e novembro de 2022, o índice caiu de 59,9 pontos para 48,3 pontos, cruzando a linha divisória dos 50 pontos, que separa o otimismo do pessimismo.

Índice de Condições Atuais, por sua vez, foi de 57,6 pontos em outubro, para 53,6 pontos em novembro, registrando queda de 4 pontos. O principal fator que explica o recuo, segundo a CNI, é a expectativa para a economia brasileira para os próximos seis meses.

“Os empresários da construção seguem otimistas, mas o otimismo se mostra bem mais moderado que em meses anteriores. Os empresários da construção esperam menor crescimento da atividade e menor número lançamento de novos empreendimentos e serviços nos próximos seis meses. Além disso, pretendem comprar menos insumos e matérias-primas e aumentar menos o número de empregados”, diz a entidade.

Os dados foram divulgados na Sondagem da Indústria da Construção, apurada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que também constatou estabilidade na Utilização da Capacidade Operacional da construção, de 68%.

O resultado, entretanto, é promissor, já que esse é o quarto mês consecutivo do patamar que representa o maior nível para um mês de outubro desde 2013.

Fonte: AECWeb

PUBLICIDADE