5 pontes que desafiam os limites da engenharia e gravidade

Conheça construções ao redor do mundo que nos levam – literalmente – aos céus

Exibidos e enigmáticos, alguns projetos de arquitetura – principalmente aqueles que possuem arranha-céus envolvidos – surpreendem por sua magnitude e formatos ousados.

Nessa linha, as pontes são exemplos fascinantes. Ao redor do mundo, existem construções que nos levam – literalmente – aos céus. A seguir, conheça projetos incríveis que desafiam a gravidade e a engenharia.

1. Sky Pool no Reino Unido

 — Foto: Divulgação/HAL Architects

A primeira da lista não é exatamente uma ponte, mas sim uma piscina suspensa a mais de 35 metros de altura no topo de um edifício de 10 andares em Londres. Totalmente transparente, ela se estende por 15 metros e é feita de painéis de acrílico, permitindo que as pessoas que passem pela região vejam os nadadores – e que quem está na piscina veja o chão. Projetado pelos arquitetos do estúdio de arquitetura HAL, ela conecta dois prédios do empreendimento Embassy Gardens, no bairro de Battersea.

2. The Crystal na China

 — Foto: Divulgação

Como um arranha-céu horizontal, esse edifício projetado pela Safdie Architects, em Chongqing, na China, tem seu topo conectado por um tubo de aço e vidro que une quatro edifícios de 250 metros de altura. Como um mundo à parte, dentro da ponte batizada de The Crystal, existem observatórios, jardins, bares, restaurantes e até um clube em sua extensão de mais de 300 metros.

3. Petronas Tower na Malásia

 — Foto: Getty Images

Um dos edifícios mais icônicos quando pensamos naqueles que possuem pontes suspensas é o Petronas Tower, localizado em Kuala Lumpur e projetado pelo falecido arquiteto argentino César Pelli em 1998. As duas torres gêmeas que foram as maiores do mundo até 2004 são conectadas na metade de seus 451 metros de altura.

4. Sede da Tencent na China

 — Foto: Divulgação/NBBJ

No edifício corporativo que é sede global da empresa de internet Tencent, três grandes pontes unem dois prédios por um motivo que vai além da estética. A ideia é que o design diferenciado incentive os funcionários a interagirem com outros departamentos da empresa e a melhorarem a qualidade de vida, visitando o centro de saúde, a biblioteca, pista de corrida ou até uma quadra de basquete de tamanho real.

5. Sede da CCTV na China

 — Foto: Divulgação/OMA

O edifício desconstrutivista que abriga a sede da emissora chinesa CCTV localizado em Pequim é conhecido mundialmente por sua forma distinta que desafia a gravidade e foge dos clichês. Idealizado pelo arquiteto Rem Koolhaas, do escritório OMA, as duas torres se juntam em um “looping dobrado transversal” e possuem 234 metros de altura.

Fonte: Casa Vogue