9 cidades futuristas que serão construídas ao redor do mundo
Ambiciosos, esses projetos são grandiosos e muito tecnológicos.
Sustentáveis, futuristas e gigantescas, esses são alguns adjetivos nos quais podemos imaginar as cidades do futuro, que já estão sendo planejadas por governos e grandes escritórios de arquitetura ao redor do mundo. Até parecem criações do metaverso, mas elas vão existir e chegam como opções inusitadas, mas surpreendentes.
Nova Capital Administrativa, Egito
Um novo projeto chega para tomar o lugar de Cairo, capital do Egito, e que promete se tornar a nova sede administrativa do país. Ainda sem um nome definido, a cidade abrigará o novo prédio mais alto do mundo, o Obelisco Capitale, além de edifícios que mais parecem florestas verticais.
O projeto da empresa SOM abrange 700 quilômetros quadrados, terá um dos maiores parques urbanos do mundo e abrigará mais de sete milhões de pessoas.
The Line, Arábia Saudita
Já pensou morar em um centro urbano em linha reta com 170 km de extensão e que dispensa o uso de carros? Essa é a proposta da The Line, cidade futurística e sustentável que ficará na Arábia Saudita, e que poderá ser percorrida em até 20 minutos por meio de transporte público.
A cidade será ecológica, com dezenas de áreas verdes e zero emissões. O projeto prevê, ainda, que conseguirá abrigar um milhão de pessoas e deverá aproveitar da inteligência artificial para ter uma infraestrutura nunca vista antes.
Telosa, Estados Unidos
Ainda sem local definido, a proposta do escritório BIG é construir a cidade mais sustentável do mundo do zero no deserto dos Estados Unidos. Planejada para receber até cinco milhões de habitantes nos próximos 40 anos, a missão do grupo é criar uma cidade mais igualitária, onde as ruas priorizarão os pedestres e a interação de moradores, tendo o bem-estar como prioridade máxima.
BiodiverCity, Malásia
A partir de uma competição internacional do Governo do Estado de Penang, na Malásia, novamente o escritório BIG, liderado pelo arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels, foi selecionado para projetar um plano-diretor para as ilhas do sul da cidade.
A proposta conta com a construção de três ilhas artificiais. Cada uma delas se assemelhe a um lírio e abrigará de 15.000 a 18.000 habitantes, todas conectadas por uma rede de transporte autônoma sem carros.
Superssustentável e planejados para formentar o turismo no país, os edifícios devem ser construídos de bambu, madeira e concreto produzidos a partir de materiais reciclados, com uma proteção ecológica ao redor de cada distrito para apoiar a biodiversidade.
Blockchains City, Estados Unidos
A pedido do magnata das criptomoedas Jeffrey Berns, os escritórios Ehrlich Yanai Rhee Chaney Architects e Tom Wiscombe Architecture se juntaram para planejar uma cidade inteligente baseada em blockchain.
“Entre outros projetos, a cidade incluirá um campus de alta tecnologia e muito seguro que une a tecnologia blockchain com inteligência artificial, impressão 3D e nanotecnologia, além de unidades residenciais que proporcionarão um novo ambiente de vida a milhares, e vários conceitos cívicos, financeiros, empresariais e de varejo. O objetivo é criar uma nova sociedade baseada em microtransações entre humanos e humanos, humanos e máquinas e máquinas e máquinas, derrubando velhas hierarquias que concentram o poder nas mãos de poucos.”, explica Tom Wiscombe.
Chegndu Future City, China
Ocupando quase cinco quilômetros quadrados, a empresa OMA Architecture planejou uma nova cidade focada na indústria de inovação em Chengdu, no oeste da China.
O plano é baseado em seis aglomerados diferentes, cada um destacando uma tipologia arquitetônica específica, todas ligadas a sustentabilidade. Além disso, todos os edifícios principais devem estar a uma distância de dez minutos a pé um do outro.
Maldivas Floating City, Maldivas
Devido as mudanças climáticas, Maldivas pode ficar completamente debaixo d’água até 2050, o que fez com que o governo criasse uma alternativa: uma cidade flutuante. A Maldivas Floating City deve se tornar a primeira verdadeira cidade-ilha flutuante do mundo. Ela está em desenvolvimento há mais de uma década e contará com milhares de residências à beira-mar.
The Orbit, Canadá
The Orbit é um projeto pensado para transformar a cidade canadense Innisfil, localizada a 60 km de Toronto. A ideia é utilizar da tecnologia para criar um ambiente sustentável e acessível, com uso extensivo de fibra ótica, drones e veículos autônomos.
Smart Forest City, México
Perto de Cancun, no México, o arquiteto Stefano Boeri planeja uma cidade florestal de 557 hectares e que será capaz de abrigar até 130 mil habitantes. O projeto inclui “um campus de inovação de alta tecnologia onde departamentos universitários, organizações, laboratórios e empresas trabalharão em nível global para resolver os principais problemas de sustentabilidade ambiental e o futuro do planeta”.