Arquitetos projetam sala de aula com design inovador para o pós-pandemia
Os espaços preservam o distanciamento social e a exposição ao ar livre
Os arquitetos da Curl la Tourelle Head Architecture (CLTH), no Reino Unido, projetaram um novo design para as salas de aula após a reabertura das escolas. A proposta tem como objetivo evitar os espaços restritos de circulação para manter o distanciamento social entre os alunos e funcionários.
Conforme o projeto apresentado pelos arquitetos, as salas de aula serão instaladas em tendas ao ar livre, localizadas ao lado do prédio da escola. Assim, os alunos não precisarão circular exclusivamente pelos corredores da parte interna e receberão um fluxo de ar maior. No interior das salas, a distribuição das carteiras também foi alterada para que os alunos mantenham o distanciamento de dois metros.
Os arquitetos pensaram ainda em instalações para que os alunos possam lavar as mãos. Os espaços, espalhados entre as salas de aula, também ficam ao ar livre. Além disso, o projeto visa utilizar recursos renováveis de energia, como painéis fotovoltaicos e energia solar para aquecer a água.
Como todos os espaços são circulares, os arquitetos incentivam o deslocamento no sentido horário. A medida é uma forma de evitar que tantos os alunos, quanto os funcionários se cruzem enquanto caminham.
“Projetamos o conceito para ajudar os alunos e funcionários a voltar para a escola e reduzir a possibilidade de infecção com espaçamento adequado de alunos e funcionários em ambientes com ar fresco”, explicou o diretor da Curl la Tourelle Head, Wayne Head.