Como a experiência sensorial pode salvar a arquitetura comercial?

Você pode se surpreender, mas os dias de compras nas lojas físicas estão longe de acabar – na verdade, eles estão em fase de revitalização, para criar um modelo totalmente novo de experiência e design, de forma a atrair novamente os consumidores para as lojas. A ascensão do e-commerce e a pausa causada pela pandemia COVID-19 serviram como um catalisador perfeito para a criação de um novo modelo de experiência, através de recursos projetuais exclusivos, avanços tecnológicos e customização, que revitalizarão as lojas físicas no futuro.

Loja Freshly / CuldeSac, Barcelona. Imagem © David Zarzoso

Pessoas mundo afora experimentam a facilidade de pedir o que quiserem com o clique de um botão, do conforto de suas próprias casas. Mas dados indicam que mais de 88% dos itens adicionados aos carrinhos de check-out são abandonados, o que significa que há uma hesitação significativa em comprar tudo online. Comprar pessoalmente, ver, tocar e cheirar os itens que você deseja comprar é algo que a tecnologia ainda está longe de substituir – e, arquitetos e designers de interiores sabem disso. Eles estão assumindo o desafio de alavancar os dados através de projetos, para criar lojas únicas, que farão com que você gaste dinheiro, em um momento em que o varejo precisa encontrar maneiras de ser mais competitivo e inovador. As compras do futuro serão mais estimulantes do que nunca. Não se trata apenas do resultado final das vendas, e sim da experiência social em que você estará inserido.

A maioria das lojas de varejo é tradicionalmente projetada a partir de franquias, com um modelo sendo duplicado em vários locais, o que resulta em uma construção econômica eficiente, mas em experiências de design repetitivas. Ao se afastar dessa tendência, os arquitetos criam lojas que são únicas e exclusivas para cada projeto.

Escada rolante da Saks 5th Avenue / OMA, NYC. Imagem © Justin Bridges

OMA concluiu recentemente o projeto de uma escada rolante de vidro iridescente para a loja principal da Sak’s Fifth Avenue, na cidade de Nova York. A escada rolante não apenas conecta os pavimentos, mas cria um átrio em forma de diamante, com uma película dicrótica sobre o vidro, que muda de cor em todos os ângulos, dando aos clientes uma visão completamente diferente, dependendo de onde eles estão. O que antes era um meio banal de se locomover pela loja tornou-se um ponto focal e a transformou em um destino de varejo. Fuksas realizou um projeto semelhante para a loja Armani da 5ª avenida, ao criar uma escadaria curva única, que conecta os clientes aos diferentes pavimentos e até o restaurante Armani.

Loja Armani, 5th Avenue, NYC. Imagem Cortesia de Massimiliano & Doriana Fuksas

Mas, além de escadas rolantes ou não, a tecnologia também está sendo integrada às nossas experiências de compras diárias. Ao invés de competir com a tecnologia, que mantém os compradores em casa, os arquitetos estão usando-a como uma forma de atrair as pessoas. A loja principal da rede de Watches of Switzerland , projetada por CallisonRTKL em Londres, é o auge da experiência de design combinado a marca de classe mundial. A loja apresenta três experiências de varejo em uma – atraindo entusiastas, conhecedores e colecionadores de relógios. As grandes telas digitais permitem que os clientes explorem a história das marcas de relógios enquanto selecionam seus próprios modelos. Toda a loja, também pode ser convertida em um espaço de eventos, atendendo a um propósito totalmente diferente, ao receber convidados que, de outra forma, não a visitariam. Mesmo retomando elementos de projeto básicos, os varejistas, de todas as escalas, estão criando esquemas exclusivos para fazer suas lojas se destacarem de seus concorrentes, buscando um novo visual ao varejo, de forma que cada loja tenha sua identidade própria, diferindo de um lugar para outro.

Loja Watches of Switzerland, Londres. Imagem Cortesia de CallisonRTKL

Na próxima vez que você adicionar algo ao seu carrinho online, confira se sua loja local esta investindo em novos projetos, de forma a atraí-lo novamente. Não há experiência virtual que possa substituir a sensação de segurar um produto que você ama em suas mãos e, em breve, seu ambiente físico não apenas refletirá isso, mas aprimorará essa experiência geral.

Fonte: ArchDaily