Construção de bambu pode ser erguida em sete dias pelos moradores
Para o escritório mexicano Comunal: Taller de Arquitectura, modelos pré-fabricados podem garantir autonomia para as comunidades indígenas locais.
Criado pelo escritório Comunal: Taller de Arquitectura, este protótipo de habitação social tem como base um quadro de bambu pré-fabricado, que pode ser utilizado pelos moradores para replicar a estrutura em apenas sete dias.
Em 2013, os profissionais já haviam proposto uma obra semelhante, trabalhando com os habitantes da cidade de Tepetzintan para desenvolver um esquema de construção alternativa, utilizando bambu, madeira e pedras locais. No entanto, em 2016, a Comissão nacional de Habitação do México proibiu projetos de autoconstrução que empregassem esses materiais.
Para tornar viável o projeto, os arquitetos trouxeram bambu dos EUA e, assim, puderam dar continuidade ao trabalho. “Decidimos evitar usar espécies locais de bambu como elemento estrutural”, afirmou o estúdio para o site Dezeen.
Com 60 m², a residência pode ser montada em até uma semana com a ajuda dos nativos para reduzir custos e torná-la acessível. As paredes são feitas de painéis de bambu revestidos com um tecido local conhecido como ixtle, geralmente utilizado para fazer sacos de café, e argamassa. As vigas expostas sustentam o telhado. Algumas paredes possuem tijolos vermelhos para ajudar na ventilação, as lacunas também permitem que a fumaça da cozinha saia com mais facilidade.
O projeto ganhou aprovação para receber subsídios federais e poderá ser implantado em outras áreas da região.
Fonte: Obra 24horas