Construir uma casa a partir de um contêiner? Sim, é possível

Caixas gigantes de metal utilizadas para o transporte de carga marítima se tornaram a mais nova sensação no setor da construção civil. São as casas contêineres. Os motivos da “paixonite” popular são inúmeros. Se comparado ao custo da construção de uma residência tradicional, segundo especialistas, o uso do contêiner é uma opção mais viável financeiramente. Sua construção além de ser mais rápida, possui baixo impacto ambiental.

E, longe do “quadradinho” original da caixa, quando o assunto é moradia, o produto se torna mais versátil do que se imagina. É possível, por exemplo, unir vários blocos formando uma única composição, bem como adicionar outros materiais (como a madeira e o vidro) criando estruturas que podem funcionar para pequeno imóveis e, até mesmo, apartamentos de luxo.

Se no dicionário contêiner significa caixa de madeira ou metal que acondiciona carga para o transporte, a construção civil tem desafiado a definição. O jovem Thales Rodrigues Marcondes, 28 anos, de São José dos Campos, que o diga. Em abril de 2018, ele colocou a mão na massa e começou a construir sua própria residência de campo com o material.

“Eu sempre quis construir uma casa não convencional. Quando comecei a pesquisar, percebi que o contêiner era uma opção viável financeiramente”, disse ele que, durante a construção da casa, contou com a ajuda da esposa, técnica em edificações. “O acabamento, os cortes das portas, as partes hidráulica e elétrica… Tudo está sendo feito por mim”, continuou.

A ousadia do jovem resultou em novas descobertas. “No processo, acabei conhecendo outras pessoas que estão fazendo casas neste modelo também. Existe até um grupo no WhatsApp com gente do país inteiro. Por lá, trocamos ideias e soluções para problemas que possam ocorrer”, destacou. A previsão é que em julho deste ano, ele e a esposa já estejam morando no novo lar.

CUIDADOS

A arquiteta Romina Passos, da BAP (Barsa Amado Passos) Architecture & Design, reforça que ao escolher este tipo de sistema é importante que seja contratado um especialista. “Qualquer projeto precisa ser aprovado. Existem normas para ventilação, iluminação e a base precisa ser revestida. Hoje existem empresas específicas que comercializam esses contêineres para a construção, pois nem todos são viáveis para isso”, alertou ela.

Ainda de acordo com a especialista, este modelo pode se transformar em um lar muito aconchegante se forem utilizados recursos que melhoram o conforto térmico. “O contêiner é um produto seguro, fabricado para suportar ações climáticas e possui uma vida útil de aproximadamente 100 anos”, concluiu.

Fonte: ovale