Crescimento no mercado de arquitetura faz com que arquitetos busquem atualizações

Com a crise econômica no Brasil, alguns setores importantes da indústria acabaram sendo prejudicados; a construção civil foi um dos mais afetados, o que refletiu negativamente no mercado de trabalho da arquitetura e urbanismo. O setor vem retomando lentamente e o momento é de renovação. Segundo o Censo dos Arquitetos e Urbanistas do Brasil, realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), os arquitetos e urbanistas estão buscando constantemente cursos de especialização e capacitação: 25,49% dos profissionais realizaram um curso de pós-graduação, 6,8% mestrado, 1,2% doutorado e 7,6% possuem também diplomas em outras áreas.

Para atender a essa crescente demanda, mais instituições estão ingressando na área e com propostas focadas no mercado. É o caso do IESPE, que inaugurou em 2018 o primeiro dos seus cursos de pós-graduação e extensão na área, com temas técnicos, modernos e inovadores.

De acordo com o diretor do IESPE, Walbet Vianna Junior, o instituto de ensino trouxe o que há de mais inovador para Juiz de Fora. “Trouxemos alguns projetos bem inovadores e também outros nunca feitos na cidade. Buscamos oferecer ao aluno uma visão diferente daquilo que ele teve na graduação, com um time de professores reconhecido nacionalmente, trazendo experiência e novas metodologias”, explicou.

Já com uma turma de Técnicas Projetuais e BIM em andamento, a meta da instituição agora é expandir: a pós-graduação Master em Projetos de Iluminação, da renomada arquiteta Jamile Tormann, será ofertada em todas as regiões do Brasil e está com incrições abertas no site.

Confira abaixo os cursos de pós-graduação em arquitetura e urbanismo que estão disponíveis no IESPE:

Técnicas Projetuais e Introdução ao BIM

A pós-graduação possui um conteúdo atual, focado na tecnologia, inovação e na prática profissional do mercado de trabalho, para que o aluno possa se atualizar sobre novas tecnologias, na área de desenvolvimento de projeto. Além do conhecimento técnico, o aluno terá contato com a tecnologia BIM, trabalhando com softwares e aplicativos (como Revit e Navisworks). Assim, será possível obter ganhos reais, como produtividade e lucro, se tornando um diferencial no mercado.

BIM (Building Information Modeling, ou Modelagem na Informação da Construção) é uma importante tecnologia que está no centro das inovações em métodos projetuais na arquitetura e que será obrigatória em obras e projetos públicos a partir de 2021.

Master em Projetos de Iluminação

Curso oficial do Instituto Jamile Tormann, da reconhecida arquiteta na área de iluminação, responsável por mais de 2.000 projetos cênicos e arquiteturais desde 1989 no mercado nacional e internacional. Com docentes experientes e uma atenção especial às inovações tecnológicas, a especialização prepara o profissional para se tornar um Lighting Designer de destaque no mercado. Nas aulas práticas, o aluno vai utilizar ferramentas e softwares (Autocad, Revit, Dialux, illustrator, photoshop, Agi32, entre outros) para desenvolver projetos que superam as expectativass do cliente, das residências e empresas aos espaços artísticos e espetáculos.

Para mais informações sobre os cursos ou para realizar a sua matrícula, acesse a página das pós-graduações em Arquitetura. Além das pós-graduações, o IESPE oferece diversos cursos de extensão na ár

Fonte: g1.globo