Escritório de arquitetura projeta hotel flutuante sustentável que gera sua própria energia

O escritório de arquitetura turco Hayri Atak Architectural Design Studio projetou um hotel flutuante ecológico a ser construído no Catar. Com cerca de 34,9 mil metros quadrados, o empreendimento cinco estrelas foi idealizado com 152 quartos e com um sistema giratório, para gerar energia elétrica. As informações são do Business Insider.

De acordo com o arquiteto Kübra Türk, a construção ainda não começou e os estudos de viabilidade e avaliações técnicas estão em andamento. Ele disse que a rotação “não produziria toda a energia necessária e dependeria da localização do hotel e da sua corrente de água”.

O projeto inclui ainda 55 turbinas eólicas verticais, que, além de gerar eletricidade, funcionam como guarda-sóis. Outras medidas ecológicas pensadas são: coletores de água da chuva, sistema de purificação de água do mar, sistema de aproveitamento de resíduos alimentares e tratamento de efluentes.

O plano inicial é que o hotel seja construído no Catar, nação peninsular com mais de 563 quilômetros de costa, mas a empresa de design diz que ele pode ser movido para praticamente qualquer lugar. “Nenhuma localização exata está fora de questão”, informou Türk.

Hotel eco-flutuante do Hayri Atak Architectural Design Studio (Foto: Reprodução/Hayri Atak Architectural Design Studio)
Projeto do hotel inclui 55 turbinas eólicas verticais, que, além de gerar eletricidade, funcionam como guarda-sóis (Foto: Reprodução/Hayri Atak Architectural Design Studio)

Para permanecer no local, o hotel usaria posicionamento dinâmico, um sistema controlado por computador e configurado para manter automaticamente a posição e a direção, usando suas próprias hélices e propulsores.

Mais algumas características do empreendimento são saguão de aproximadamente 796 metros quadrados, com telhado de vidro, quartos com varanda privativa, piscinas coberta e ao ar livre, sauna, spa, academia, campo de minigolfe e outras áreas de atividades.

Os hóspedes poderiam chegar de barco, por meio de um píer de 13 metros quadrados que se conectaria à costa, ou de helicóptero, em um heliporto localizado no píer flutuante.

O ambicioso projeto tem data de conclusão estimada em 2025. Por questões de confidencialidade, Türk não revelou qual empresa operaria o hotel ou a fonte de financiamento para seu desenvolvimento. O custo de construção também não foi informado.

Fonte: Época Negócios