O GUIA DE INICIANTES PARA UMA REFORMA DE SUCESSO
Uma casa bonita, moderna e reformada é o sonho de qualquer um, né? No entanto, existem alguns elementos fundamentais para garantir o sucesso de uma reforma.
Você certamente está familiarizado com a percepção de que reformas são dores de cabeça. Mas a verdade é que a perda de tempo e dinheiro na hora de realizar o projeto dos sonhos é resultado da falta de uma etapa muito importante: o planejamento de obra.
Realizar a reforma ou construção de um imóvel não é serviço para amadores. É preciso contar com profissionais qualificados, e muitos se esquecem disso.
É claro que o arquiteto tem um papel fundamental nesse processo todo, pois é ele quem vai transformar as ideias e necessidades do cliente em algo real, verificando quais mudanças devem ser feitas.
No entanto, contar com outros profissionais especializados também é parte importante do processo, afinal, são eles os responsáveis por pensar nas formas mais otimizadas de executar tudo o que foi pensado e proposto.
No artigo de hoje separamos os principais itens que não podem faltar no seu planejamento de reforma. Confira agora!
PESQUISE UM PROFISSIONAL EXPERIENTE
O primeiro passo é contar com profissionais experientes e capacitados, capazes de te ajudar nesse processo. Para tanto, você pode pesquisar sobre projetos nos quais aquele profissional específico já trabalhou e também contar com a avaliação de colegas a respeito do trabalho executado.
Buscar informações sobre as ferramentas, quantidade de materiais necessários e também o preço da mão de obra é fundamental, pois impacta diretamente nos custos do projeto.
Desconfie de preços muito abaixo da média. Isso vale tanto para aquele profissional que faz a aplicação de etiquetas personalizadas na parede, quanto para profissionais que executam serviços mais elaborados, como eletricistas e marceneiros.
Se os preços apresentados forem muito discrepantes, reveja e observe. Lembre-se que muitas vezes o barato sai caro!
ORÇAMENTO DE OBRA
Definir o objetivo da obra é fundamental para evitar mudanças durante a parte de execução do projeto e custos não planejados.
Negociar com fornecedores também é uma forma de conseguir condições melhores de pagamento! Se você vai utilizar o mesmo piso em mais de uma obra por exemplo, uma boa ideia é fazer a compra de todo o material junto, assim os descontos são maiores.
Não caia na conversa de profissionais que dizem que você precisa alugar tal coisa para começar a obra, como um aluguel de empilhadeira, por exemplo. As ferramentas de manuseio devem ser anexadas ao valor da mão de obra.
Para evitar desvios no orçamento, outro ponto importante é definir os prazos exatos para as compras dos materiais. Isso evita que os profissionais fiquem ociosos em relação ao trabalho que deve ser realizado, e também não atrapalha o ritmo estabelecido pelo cronograma de obras.
Nessa etapa do planejamento é importante considerar a necessidade materiais ou serviços que o seu cliente considera ineficazes no condomínio, como por exemplo um sistema de combate a incêndio novo.
ATENÇÃO AOS PRAZOS E DATAS
Outra parte importante do planejamento de obras é o cronograma. Conte com a ajuda de profissionais especializados na hora de definir os prazos e datas para as atividades a serem realizadas, assim você evita atrasos na obra!
Nos casos em que o cliente continuará vivendo no imóvel a ser reformado, é importante também realizar a execução do projeto por etapas. Uma boa ideia é fazer um m cômodo de cada vez, mas tudo na mesma reforma quando for possível dentro do orçamento do cliente.
Afinal, obras causam sujeira e barulho, portanto, é melhor que sejam feitas de uma vez só para evitar transtornos.
DICAS DE DECORAÇÃO
Na hora de decorar, também é preciso cuidado! Antes de ir às compras, meça com cuidado o tamanho dos móveis e a distância para circular. A percepção visual nunca é 100% segura, imagine comprar uma estante que não cabe na sala?
Em projetos nos quais o orçamento é mais limitado, você pode contar com os móveis prontos para fazer uma decoração incrível!
Uma boa ideia em apartamentos menores é investir em móveis que possuem mais de uma função, assim você torna o ambiente mais funcional.
Fonte: blog.vejaobra