Planejamento de obras eficaz depende do controle
Desenvolver e implementar o planejamento de uma obra é uma atividade de relevância fundamental para o sucesso de qualquer edificação. Mas ter um processo gerencial que integre as ferramentas de controle e esteja alinhado ao plano da obra é um dos principais desafios dos modernos empreendimentos. O tema foi tratado pela engenheira civil Cecile Ulhôa, responsável pelo Departamento de Planejamento e Controle de Obras da Toctao Engenharia, durante sua participação em workshop promovido pelo Comitê de Construbusiness da Amcham Brasil – Câmara Americana de Comércio no Brasil -, neste mês, em Goiânia.
“O planejamento é fácil de ser implantado, o difícil é o controle. É necessário ter disciplina para tal, acompanhando indicadores específicos de cada área. Não podemos correr o risco de trabalhar para implantar algo que é de extrema importância, mas que no final pode não servir de nada”, detalhou a especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e Mestre em Construção Civil, Cecile Ulhôa.
Entre os principais benefícios que podem ser obtidos com eficientes processos de controle, a engenheira da Toctao destaca a entrega da obra no prazo estabelecido, redução de custos, aumento da produtividade, com a redução de retrabalho; cumprimento com as metas de contrato e a consequente satisfação dos clientes. Para ser efetivo, o planejamento deve ser feito antes do início da edificação e prosseguir até o pós-obra.
“Os indicadores de controle servem para analisar se a construção está dentro do cronograma, se o custo está dentro do esperado; além de controlar a qualidade, ações voltadas para o meio ambiente, o cumprimento das normas de saúde e segurança no trabalho, etc.”, destaca Cecile.