Planejamento urbano e desenho urbano. Você sabe a diferença?
Apesar de semelhantes, os conceitos de planejamento urbano e desenho urbano são distintos. É importante conhecê-los melhor.
Você como estudante e/ou profissional de arquitetura sabe bem que pensar soluções urbanas são tão importantes quanto as edificações. É justamente por esse motivo que o curso superior em arquitetura se desdobra também em urbanismo. E para quem tem a intensão de seguir carreira com urbanismo, é de primordial importância entender alguns conceitos.
Alguns desses conceitos, no entanto, causam muita confusão. Como: o que difere desenho urbano de planejamento urbano? Parece até que são a mesma coisa, mas não são.
Quer ficar informado sobre o melhor da arquitetura? Então, após a leitura, visite nossa página inicial e veja muitos outros assuntos!
O QUE É PLANEJAMENTO URBANO?
Este conceito tende a ser mais fácil, vide que é muito difundido! Ouvimos falar sobre ele no meio acadêmico, na imprensa e na sociedade em geral. Em suma, planejar o ambiente urbano envolve estudos, diretrizes e processos. Em muitos casos, eles extrapolam o ambiente urbano e envolvem também o rural.
O planejamento urbano dispõe, sobretudo, sobre como ocorrerá o crescimento de uma cidade. Para isso, os urbanistas pensarão a melhor organização e disposição, com vista a promover o bem estar coletivo e impedir crescimento desordenado da malha urbana.
Em geral, o planejamento urbano está intimamente ligado, por exemplo, ao plano diretor. Com o plano diretor é possível traçar diretrizes ao zoneamento, ocupação e expansão da área urbana. Lembremos que, o plano diretor não se limita ao urbano propriamente dito, já que ele também interfere e delimita o que vem a ser o rural.
E O DESENHO URBANO?
Pois bem, o desenho urbano, portanto, é especificamente voltado ao…urbano. Entretanto, não é um campo restrito ao profissional do urbanismo, pois para haver um desenho urbano é preciso a interação com a arquitetura e o paisagismo.
Vamos entender melhor. Em outras palavras, o desenho urbano tem como objetivo harmonizar o espaço construído e as interações humanas. Hum, como assim?
É com o desenho urbano que é possível identificar a relação das edificações com o espaço livre da cidade. Em um exemplo concreto, imaginemos a seguinte situação: um plano diretor delimita que, uma área do município atualmente não ocupada, poderá vir a ter destinação de bairro misto (residencial e comercial) urbano, nos próximos dez anos.
O desenho urbano, posteriormente, irá definir os projetos de arquitetura para aquele local. Se o plano diretor (planejamento urbano) não permitir edificações com mais de quatro pavimentos naquele novo bairro, o desenho urbano se dará dessa forma.
Ruas, bairros e meio ambiente
O desenho urbano ajuda a organizar os elementos construtivos urbanos com a finalidade de oferecer segurança, praticidade e bem-estar aos habitantes do local. Outras funções do desenho urbano são a de fornecer uma análise virtual da área urbana, verificar a composição da morfologia urbana e a identificação do comportamento ambiental.
É preciso compreender, ainda, que o desenho urbano implica diretamente na definição dos traçados das ruas, a disposição dos bairros, malhas viárias e questões relacionadas ao solo e meio ambiente. Em outras palavras, não está ligado unicamente à edificação em si.
Com o desenho urbano, inclusive, fica mais fácil fazer o planejamento como as atividades econômicas de um local, o uso sócia, a relação com o meio ambiente. Sendo assim, ocorre um intercâmbio de informações e definições que transformam o desenho urbano em um instrumento importantíssimo para a execução do planejamento urbano.
EXEMPLOS CONCRETOS DE DESENHO URBANO
1 – Uma cidade pode planejar (em seu plano diretor, por exemplo) a ocupação do solo e a urbanização em determinada área. Porém, é o desenho urbano que definirá questões como: dimensões de calçadas, a quantidade ideal de vias, se haverá via de trânsito rápido e onde estará localizada, o melhor local a ser construído um hospital, etc.
2 – Uma cidade também pode remodificar o desenho urbano determinada via, como a construção de rotatória em uma intersecção a fim de minimizar ou diminuir a quantidade de acidentes.
3 – O desenho urbano pode sugerir o melhor local a ser instalado um parque, já previsto no planejamento, de modo que proporcione o bem-estar ao maior número de habitantes, etc.
DIFERENÇA PLANEJAMENTO URBANO X DESENHO URBANO
De modo geral, a diferença básica que precisa ser entendida é: o planejamento urbano visa estudar, orientar e dimensionar o crescimento e a expansão de uma cidade. Está, inclusive, em consonância também com o meio rural.
Já o desenho urbano é a execução desse planejamento. É o desenho das edificações, do traçado das ruas e avenidas, da melhor disposição de equipamentos urbanos da relação com o meio ambiente e a sustentabilidade. O desenho urbano, como sentido concreto e prático do planejamento urbano, torna imprescindível conhecer sobre economia urbana, economia política e teoria social.
Fonte: 44arquitetura