Plantas no box: veja os cuidados e espécies indicadas

Tendência tem ganhado força entre os fãs da Urban Jungle, mas é preciso atenção para que a umidade e a baixa luminosidade não afetem as plantas

Plantas no box: veja os cuidados e espécies indicadas

Quem ama plantas está sempre buscando um cantinho novo da casa para colocar mais um vasinho, certo? Bom, dentre os fãs da tendência Urban Jungle, uma opção de lugar inusitado para colocar mais plantas é o box do chuveiro! A moda — que em inglês é conhecida como shower plants — certamente já conquistou o público na internet, mas é preciso fazer algumas ressalvas. É o que alerta Vanessa Guerreiro, sócia da loja Botânica e Tal. “A maioria das plantas precisa de boa luminosidade para se desenvolver bem. Portanto, para não maltratar uma planta em prol da moda, é preciso garantir que o banheiro receba luz natural e ventilação”, diz à Casa Vogue.

Outro ponto a se levar em consideração antes de mergulhar na tendência é o fato de que, justamente para impedir que a planta seja danificada pela umidade excessiva, o uso das shower plants é recomendado para quem dispõe de um box grande o suficiente para que a espécie não receba água diretamente do chuveiro. “É imprescindível também que o banheiro tenha janela (para garantir a luz natural e a ventilação), já que o excesso de vapor pode ser ruim pra planta”, diz Vanessa. “Além disso, a presença de plantas no box pode, sem dúvida, dificultar a limpeza do banheiro”.

Vantagens e maneiras de usar

Plantas no box: veja os cuidados e espécies indicadas (Foto: Reprodução / Pinterest)

Feitas as ressalvas, vamos falar do lado bom de ter plantas no box? “Se você gosta de plantas e seu box tem espaço suficiente, por que não?! Para os loucos por plantas, o box é mais uma possibilidade. A vantagem mais significativa é, de fato, não precisar se preocupar com a drenagem do jardim”, diz o arquiteto Renato Andrade, do escritório Andrade & Mello Arquitetura. Andrade também ressalta que a presença do verde no espaço também ajuda a tornar o banho mais relaxante e agradável, além, é claro, de trazer mais vida ao ambiente.

“Se o seu box tiver tamanho suficiente para tomar banho sem encharcar a espécie, opte por  uma planta pendente e coloque-a numa altura acima da sua cabeça para evitar cair água na terra além do que a planta precisa”, recomenda Vanessa. “Outra boa dica pra quem quer usar o box como jardim é escolher o box de um banheiro usado apenas como lavabo, por exemplo”.

Espécies indicadas

E por fim, é preciso escolher espécies que se adaptem bem a ambientes úmidos e que sejam resistentes a temperaturas mais elevadas. “Jiboias, bromélias, orquídeas, avencas, comigo-ninguém-pode, asplênio, peperômia, lírio da paz, caládio, entre outras, são as mais indicadas”, recomenda Renato Andrade.

Já Vanessa Guerreiro recomenda também escolher plantas epífitas para o box, ou seja, espécies que vivem sobre outras em seu habitat natural. “Plantas epífitas que absorvem água pelas folhas podem funcionar bem. É o caso das Air Plants (também chamadas de Tillandsias), do chifre-de-veado e das orquídeas”, diz. “Além delas, as jiboias são boas opções porque são muito rústicas e suportam bem qualquer coisa. Violetas andam meio fora de moda, mas elas também adoram a umidade do banheiro”.

Fonte: Casa Vogue