Qual o tamanho ideal do rodapé?
De simples itens de acabamento do piso, os rodapés passaram a ser considerados peças decorativas que valorizam qualquer ambiente. Eles ganharam cores diferentes, design inovador e apresentam diversos tamanhos. Se antes eles não passavam de 7 cm de altura, hoje os rodapés podem chegar a 30 cm ou 40 cm. Por isso, no momento da compra sempre surge aquela dúvida: Qual o tamanho ideal do rodapé? Segundo a arquiteta do Ateliê Revestimentos, Patricia Coelho, na hora de definir a altura desse item é preciso levar em consideração o tamanho do ambiente, uso e adequação estética.
De acordo com a arquiteta uma regra simples prevalece: rodapés altos ficam bem em ambientes amplos com pé direito mais alto, e rodapés baixos combinam com ambientes menores. “Os rodapés mais utilizados são os de 10 cm e 15 cm de altura. Podemos dizer que são peças curingas que combinam com a maior parte dos ambientes”, comenta.
Para manter o equilíbrio na decoração é importante escolher o rodapé junto com outros itens como guarnições e portas, assim é possível manter as mesmas cores e design.
Combinar o rodapé com o piso não é mais uma regra. Com as peças produzidas em poliestireno que apresentam diversas cores e já vem prontas para serem instaladas, é possível criar ambientes totalmente personalizados e cheios de estilo.
Os rodapés altos e brancos se tornaram um clássico e combinam com todos os tipos de decoração e ambientes.
Quando o assunto é tendência, Patrícia conta que os rodapés mais altos e coloridos têm sido os mais procurados. “Rodapés nas cores preto e cinza estão na moda. No que se refere a design, os profissionais de arquitetura e decoração têm especificado modelos com linhas retas e sem muitos detalhes”, revela.
A arquiteta também destaca outro ponto importante a ser considerado no momento da escolha do rodapé: o custo dos materiais. Segundo Patricia, os valores se alteram conforme a altura e cor da peça.
Fonte: Obra 24horas