Ranking elege as 10 melhores cidades para morar em 2021
Ações de combate à pandemia da Covid-19 fizeram com que Nova Zelândia, Austrália, Japão e Suíça se destacassem em relação à pesquisa do ano anterior
Auckland, capital da Nova Zelândia, é a cidade mais habitável do mundo na pesquisa anual 2021 da Economist Intelligence Unit (EIU). O top 10 da lista que mediu a qualidade de vida inclui também localidades na Austrália, Japão e Suíça, países que se destacaram por ações no combate à pandemia da Covid-19.
Ao todo 140 cidades de todo o mundo foram avaliadas em cinco categorias: estabilidade, saúde, cultura e meio ambiente, educação e infraestrutura. A pandemia fez com que cidades europeias e canadenses caissem no ranking.
Seis das 10 principais cidades estão na Nova Zelândia ou na Austrália, “onde os rígidos controles de fronteira permitiram aos residentes viver uma vida relativamente normal”, durante a pandemia, diz o relatório. Auckland liderou a avaliação devido à sua “abordagem bem-sucedida na contenção da Covid-19, que permitiu que sua sociedade permanecesse ativa e a cidade ganhasse pontos”.
A segunda colocada foi Osaka, no Japão, seguida por Adelaide na Austrália e Wellington, na Nova Zelândia. A Suíça foi o único país europeu a aparecer entre os 10, com Zurique e Genebra classificadas na sétima e oitava posições, respectivamente.
Viena, na Áustria, ocupou o primeiro lugar nos últimos três anos (2018 a 2020), mas caiu para 12ª após a segunda onda de Covid-19. Já a cidade menos habitável de 2021 é Damasco, na Síria.
10 melhores cidades do mundo para morar
1. Auckland, Nova Zelândia
2. Osaka, Japão
3. Adelaide, Austrália
4. Wellington, Nova Zelândia
5. Tóquio, Japão
6. Perth, Austrália
7. Zurique, Suíça
8. Genebra, Suíça
9. Melbourne, Austrália
10. Brisbane, Austrália