Uma arquitetura sem contato: Sensores e novas tecnologias para a vida diária em ambientes fechados

Nos últimos 30 dias, as buscas na Amazon para produtos sem toque, como dispensadores, torneiras e termômetros automáticos aumentaram em até 2000%. Enquanto a ansiedade sobre a disseminação do COVID-19 por contato em superfícies compartilhadas continua a atormentar, essas tecnologias oferecem uma solução potencial para escritórios ou empresas que lutam para permanecer operacionais sem aumentar o risco de propagação viral.

Em grande parte do mundo, esse aumento da demanda por produtos sem contato tem o potencial de provocar uma revolução na maneira como interagimos com tecnologias comuns em nossa vida cotidiana. Enquanto as portas giratórias manuais são comuns em cidades como Nova York, outras cidades ao redor do mundo – principalmente na Ásia – dependem principalmente de portas automáticas.

Da mesma forma, os banheiros públicos geralmente são equipados com descargas automáticas e torneiras e dispensadores de sabão automatizados. Até as transações comerciais, que normalmente envolvem uma quantidade desnecessária de contato, estão evoluindo para sistemas de pagamento digital que não requerem a manipulação da máquina. Como o COVID-19 incentiva os cidadãos a comprar tecnologias sem contato em números sem precedentes, é possível imaginar que essas tecnologias em breve farão parte de nossas vidas diárias?

Abaixo, listamos alguns exemplos de tecnologias pioneiras sem contato que são aplicáveis não apenas a espaços públicos, escritórios e empresas, mas também a residências. O setor de produtos sem toque é uma parte pequena, mas rapidamente emergente, de uma mudança maior no sentido de aumentar a automação na arquitetura contemporânea em qualquer escala.

Controle por smartphones

Um dos exemplos mais populares e frequentemente cobertos de tecnologia sem contato, frequentemente referenciado em relação à automação residencial, é o uso de aplicativos para smartphones para controlar iluminação, temperatura, segurança e muito mais. Eliminando interações com interruptores de luz e termostatos, e acessível através de dispositivos privados, essa tecnologia permite que os usuários alterem seu ambiente ou acessem dados sem nenhum contato externo. Além disso, devido à sua flexibilidade de uso, a domótica pode ser aplicada em praticamente qualquer ambiente, desde residências até edifícios de escritórios, incluindo espaços comerciais e educacionais.

Outro aspecto da tecnologia de smartphone com particular relevância para as empresas é o dos métodos de pagamento móvel sem contato que já são amplamente utilizados, como o Apple Pay. No entanto, como mencionado acima, alguns países como os EUA não adotaram essa tecnologia tão amplamente quanto outros. À medida que as empresas se acostumam à tecnologia sem contato e à automação de smartphones, é provável que o uso desses métodos de pagamento também cresça.

Iluminação ativada por movimento

A iluminação ativada por movimento elimina o contato desnecessário e o esforço, embora pequeno, de encontrar e ligar o interruptor de luz. Eliminar um ponto importante de contato nos espaços de trabalho e nas residências pode ser muito pouco, mas reduzir o potencial de propagação de germes e doenças. Combinado com seu papel na redução do uso de energia, isso poderia tornar a iluminação ativada por movimento uma nova e poderosa tecnologia. Uma das maneiras mais comuns pelas quais a energia é desperdiçada é por meio de uma luz acidentalmente deixada acesa, seja em uma loja fechada durante a noite ou em uma residência durante longas férias. Ao eliminar essa possibilidade, a tecnologia poderia reduzir os custos de energia em uma margem significativa.

Acesso via Bluetooth

Uma startup de San Francisco chamada Proxy, descobriu recentemente que a demanda de seus produtos foi alterada com o surto de coronavírus. Tendo sido pioneira em uma tecnologia que permite aos usuários entrar em áreas de trabalho seguras usando um sinal Bluetooth, eliminando a necessidade de telas sensíveis ao toque ou cartões magnéticos para entrar, a empresa encontrou um novo significado em um momento em que reduzir o contato se tornou a maior prioridade. Antigamente menos preocupante, o potencial para sistemas de segurança seguros, higiênicos e sem contato está se revelando agora, sugerindo que novas tecnologias como a da Proxy possam estar a caminho da implementação permanente.

Banheiros inteligentes

Um dos espaços menos higiênicos e mais necessários para o uso é o banheiro, principalmente banheiros públicos em locais de trabalho ou espaçs públicos. A Kohler, uma empresa que fabrica utensílios de cozinha e banheiro, incluindo sistemas inteligentes de banheiro, relatou um aumento no interesse em seus banheiros inteligentes, que não apenas ativam automaticamente a descarga por um temporizador e sensor, mas também abrem e fecham automaticamente. Assim, embora a tecnologia de banheiros sem contato já esteja sendo usada por muitos espaços, há uma oportunidade não apenas de melhorar a tecnologia existente – como melhorar a precisão da resposta dos banheiros e torneiras com sensor de movimento – mas também de inovar novos tipos de banheiros e pias inteligentes.

Essas tecnologias são apenas alguns exemplos de produtos sem contato que podem mudar a maneira como interagimos com a arquitetura hoje e no futuro. O surto de COVID-19, que já impactou tantas vidas, pode produzir mais efeitos além daqueles que são imediatamente óbvios – um dos quais pode não ser negativo, mas pode constituir uma virada positiva em direção a tecnologias cada vez mais automatizadas ou sem contato que melhoram as atividades diárias e reduzir interações anti-higiênicas, por menores que sejam.

Fonte: Arch Daily