Vidros coloridos invadem a arquitetura para instigar a criatividade
Casa, museus, escola infantil e até hospital: confira diferentes projetos arquitetônicos que usam painéis de vidros coloridos
Usar cores é uma das maneiras mais simples e divertidas de destacar a arquitetura de casas e edifícios. Mas em vez de apostar em paredes coloridas, arquitetos de todo o mundo têm inovado com o uso de vidros coloridos, que permitem a entrada de luz natural e ainda geram um efeito visual cativante. Conheça seis lugares que usam vidros coloridos com muita originalidade:
1. Pela saúde
O hospital militar Omaha VA Medical Center, nos Estados Unidos, ganhou uma nova área ambulatória com a fachada composta por painés coloridos de vidro policromado. Segundo o escritório de arquitetura Leo A Daly, responsável pelo projeto, a inspiração foi as fitas coloridas de medalhas que são pregadas no uniforme de miliates. Além disso, um lado do prédio possui vidros transparentes e parece uma bandeira balançando ao vento, outra referência ao patriotismo militar.
2. Criatividade para estudar
Na China, arquitetos da empresa SAKO Architects construíram um prédio de jardim de infância com 438 peças de vidros coloridos nas janelas, nos corrimões, acima das portas e por toda a fachada. Durante o dia, os raios solares incidem nas salas e no pátio central da escolinha Kaleidoscope Kindergarten, gerando luzes e sombras, que podem formar tons bem diferentes das cores originais dos vidros.
As janelas ao redor do átrio podem ser abertas para ventilação no verão e fechadas para reter o calor no inverno. A escola está localizada na cidade de Tianshui, província de Gansu.
3. Brincadeiras protegidas
Outro projeto voltado para crianças foi desenvolvido cobertura do Marmara Forum, shopping do distrito de Bakirköy, na Turquia. A estrutura do playground foi inspirada em nuvens, as quais mudam de cor conforme a luz do dia reflete nos vidros coloridos.
Os painéis curvos são de aço inoxidável e foram produzidos por artesãos locais. O parquinho, projetado pelo escritório Carve, conta com áreas para crianças de diferentes faixas etárias e possui brinquedos como uma torre de escalada e um escorregador.
4. Refúgio sustentável
O arquiteto e designer Edwards Anker, do escritório Nea Studio de Nova York, EUA, projetou a casa Cocoon House toda envidraçada. Localizada na cidade litorânea de Southampton, a residência possui claraboias coloridas, posicionadas sobre uma passarela, para refletir a luz da piscina. As cores variam do vermelho ao amarelo.
5. Realeza moderna
O Palácio dos Congressos de Montreal, no Canadá, tem uma fachada feita de 332 painéis coloridos e 58 de vidros transparentes. Durante o dia, eles “transformam” o edifício em um caleidoscópio, enquanto à noite o espaço fica com cenas azuladas, que lembram pinturas impressionistas.
6. Naturalidade artificial
O escritório estadunidense Verner Johnson projetou o Museum at Prairiefire, em Kansas, para simular a paisagem de uma pradaria. A fachada foi produzida com vidro dicróico em cores diversas e painéis de aço inoxidável, que representam as chamas usadas em queimadas controladas na região.